Impedindo que Apps Rastreiem seu iPhone: 3 Truques Simples
Os usuários de iPhone podem impedir que aplicativos rastreiem suas atividades e coletem dados com terceiros por meio da Transparência do Rastreamento de Apps, uma ferramenta voltada à proteção da privacidade. Com a introdução do recurso a partir do iOS 14.5, a Apple passou a exigir o consentimento explícito do usuário para esse tipo de rastreamento.
Aqui estão 3 truques simples para impedir que apps rastreiem seu iPhone:
- Interromper o Rastreamento ao Instalar um Novo Aplicativo: ao instalar um novo aplicativo, uma mensagem de rastreamento aparecerá. Toque em “Pedir ao App para Não Rastrear” para interromper o rastreamento.
- Interromper o Rastreamento em Todos os Apps do iPhone Simultaneamente: vá para “Ajustes” > “Privacidade e Segurança” > “Rastreamento” e desabilite a opção “Permitir Solicitações”. Em seguida, clique em “Solicitar que Apps Parem de Rastrear”.
- Interromper o Rastreamento em Aplicativos Já Baixados no iPhone: vá para “Ajustes” > “Privacidade e Segurança” > “Rastreamento” e selecione os aplicativos que você não quer que te rastreie, movendo o botão para a esquerda.
Controlar o rastreamento de apps é importante porque permite que empresas coletem dados sobre hábitos de navegação, uso de aplicativos e interesses do usuário para criar perfis detalhados, geralmente usados em publicidade direcionada. Ao restringir esse acesso, o iPhone dá mais autonomia ao usuário sobre suas informações pessoais e reduz o compartilhamento de dados entre empresas sem consentimento explícito.
A Transparência do Rastreamento de Apps não elimina toda a coleta de dados, mas estabelece um limite claro e reforça a privacidade como parte central da experiência no iOS. Portanto, é importante impedir que apps rastreiem seu iPhone para proteger sua privacidade e segurança.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link