Viva Maria Celebra o Dia Mundial do Rádio
Alô, alô, amigas e amigos do rádio! Hoje é um dia especial, pois celebramos o Dia Mundial do Rádio. Essa data é uma oportunidade para refletir sobre a importância do rádio em nossas vidas e como ele nos conecta com o mundo.
A história do rádio é fascinante. Em 1946, a Rádio ONU começou a transmitir de um estúdio improvisado em Nova York. Hoje, 70 anos depois, os estúdios e a redação da Rádio ONU estão localizados na sede da organização em Manhattan, com cerca de 60 funcionários de dezenas de países, incluindo o Brasil, China, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Moçambique, Ucrânia, Síria e Tanzânia.
Por dia, são produzidas cerca de 100 reportagens, além de programas especiais, vídeos e entrevistas em vários idiomas, incluindo as seis línguas oficiais da ONU: inglês, árabe, chinês, francês, russo e espanhol. A Rádio ONU também tem duas equipes de idiomas não-oficiais, falados por centenas de milhões de habitantes, como o suaíli na África e o português.
O Dia Mundial do Rádio
O Dia Mundial do Rádio é celebrado em 13 de fevereiro, uma data que comemoramos há 15 anos, desde que a Unesco começou a celebrar essa data em 2011. Essa data tem uma conexão direta com a primeira transmissão radiofônica realizada pela Rádio das Nações Unidas em 1946.
Neste ano, o Dia Mundial do Rádio é celebrado com uma temática especial: a inteligência artificial. Para falar sobre a importância dessa iniciativa, a Representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, está conosco no Viva Maria.
- A Rádio ONU produz cerca de 100 reportagens por dia.
- A Rádio ONU tem equipes de idiomas não-oficiais, como o suaíli e o português.
- O Dia Mundial do Rádio é celebrado em 13 de fevereiro.
É um prazer celebrar o Dia Mundial do Rádio com vocês, sempre em sintonia e sem perder a frequência.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link