AMD Registra Recordes e Domina 42% da Receita Mundial de CPUs
A AMD vem ganhando espaço no mercado de CPUs desde o lançamento da primeira geração de Ryzen, e os resultados fiscais do último trimestre de 2025 reforçam essa tendência. A receita de processadores cresceu 14,6% em um ano, levando a uma fatia de mercado de 36% segundo a Mercury Research.
O segmento de PCs de mesa foi o grande destaque do relatório, com a AMD alcançando uma fatia de 42,6% em receita no mercado de CPUs para desktop, um salto de 14,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de volume de unidades vendidas, a empresa agora detém 36,4% do mercado.
Embora não haja informações sobre os modelos que venderam mais, é provável que os Ryzen 9000 sejam os maiores contribuintes, principalmente os Ryzen com tecnologia X3D. Além disso, as CPUs da plataforma AM4 (Ryzen 5000) também podem ter tido uma participação significativa, já que são uma opção mais acessível para os consumidores que buscam evitar os preços altos da memória RAM DDR5.
A AMD também está ganhando terreno em outros segmentos, como servidores e mobile. A linha EPYC continua avançando, detendo agora 41,3% da receita total do segmento de servidores. Isso mostra que as grandes empresas de data center e IA estão migrando em massa para as soluções da AMD, atraídas pela densidade de núcleos e eficiência energética das últimas gerações de processadores.
No mercado de notebooks, a fatia de unidades subiu para 26,0%, impulsionada pelos processadores Ryzen AI Max e a série Ryzen AI 300. O crescimento nesse segmento é importante para a AMD, já que a rival Intel sempre dominou os notebooks.
A retomada da AMD no segmento de processadores é de extrema importância, considerando o fiasco que foi com a linha FX, que deixou a empresa à beira do colapso e permitiu que a Intel continuasse no domínio desse segmento por vários anos. No entanto, com a primeira geração Ryzen em 2017, a AMD mudou o jogo e agora é uma força a ser considerada no mercado de CPUs.
- A AMD alcançou uma fatia de 42,6% em receita no mercado de CPUs para desktop.
- A empresa detém 36,4% do mercado em termos de volume de unidades vendidas.
- A linha EPYC detém 41,3% da receita total do segmento de servidores.
- A fatia de unidades no mercado de notebooks subiu para 26,0%.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link