Cibercriminosos aproveitam Dia dos Namorados para aplicar golpes
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa que marca um período de romance e celebração do amor. No entanto, os cibercriminosos também estão de olho nessa data, aproveitando a emoção e a vulnerabilidade das pessoas para aplicar golpes digitais.
De acordo com uma análise da NordVPN, os cibercriminosos têm organizado uma força-tarefa em fóruns da dark web para enganar pessoas que estão em busca de um amor para celebrar a data comemorativa. O objetivo é roubar dinheiro explorando o lado emocional das vítimas.
Os pesquisadores descobriram que boa parte dos ataques ocorre por meio de redes sociais, com destaque para plataformas de relacionamentos, como Tinder e Match. Os cibercriminosos criam perfis falsos usando fotos roubadas ou geradas por inteligência artificial (IA) para criar o candidato perfeito para o romance.
- Os golpistas fingem uma relação amorosa com a vítima para gerar confiança;
- Partem para pedidos explícitos de dinheiro com a criação de cenários falsos, como viagens para visitar o amado e emergências financeiras;
- Em casos mais extremos, os criminosos usam sextorsão para extorquir a pessoa com ameaças de compartilhar registros íntimos.
Para se proteger, é fundamental prestar atenção no tom de urgência das mensagens, como migrar a conversa para aplicativos desconhecidos ou solicitações exageradas de dinheiro vindas de uma pessoa que você nunca conheceu pessoalmente.
Além disso, é importante verificar o perfil da pessoa com quem você está conversando, prestando atenção em sinais que podem revelar que aquilo é um golpe, como evitar ligar a câmera em conversas ou declarações de amor profundas no começo do contato.
É importante estar atento para o envio de links, jamais clicando em URLs suspeitas. Com essas dicas, é possível se proteger contra os golpes dos cibercriminosos e aproveitar o Dia dos Namorados de forma segura e feliz.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link