Itaú Expandindo o Uso de IA Generativa em 2025
O Itaú Unibanco anunciou um crescimento significativo no número de projetos de inteligência artificial (IA) generativa em operação ao longo de 2025, com um aumento de 84% em relação ao ano anterior. Essa expansão é acompanhada por um crescimento de 34% nos modelos de aprendizado de máquina convencional.
Entre os produtos que já estão disponíveis para os clientes, destacam-se as ferramentas construídas dentro da plataforma Inteligência Itaú, como o Pix pelo WhatsApp, que permite fazer transferências a partir do envio de imagens pelo mensageiro. Além disso, a Inteligência de Investimentos oferece orientações financeiras personalizadas, enquanto o Itaú Emps é direcionado ao público empreendedor.
Avanços em IA e Prevenção de Fraudes
Os investimentos em IA também alimentam camadas de proteção digital e resiliência das operações, com aplicações voltadas à prevenção de fraudes e proteção de dados. O banco reforçou que a aceleração não se limitou ao campo da inteligência artificial, com um indicador de velocidade que cresceu 35% em relação a 2024.
Segundo o diretor de tecnologia e produtos do Itaú, Fábio Napoli, esse avanço é resultado direto da agenda de modernização da empresa, apoiada por uma engenharia moderna, processos maduros e um trabalho cada vez mais integrado entre tecnologia e negócios.
Resultados e Estratégia
Quando comparado a 2018, período anterior ao ciclo de transformação digital do banco, os ganhos são ainda maiores, com incidentes graves com impacto na experiência do cliente caídos 99%, o volume de atualizações tecnológicas entregues saltando mais de 2.600% e o custo por transação individual recuando 45%.
O diretor de tecnologia, Carlos Eduardo Mazzei, destacou que a estratégia do banco busca equilibrar escala e responsabilidade, com o objetivo de entregar experiências cada vez mais relevantes e personalizadas, reforçando o compromisso com uma evolução contínua, orientada por dados, segurança e governança robusta.
- Expansão de 84% no número de projetos de IA generativa em operação.
- Crescimento de 34% nos modelos de aprendizado de máquina convencional.
- Investimentos em IA para prevenção de fraudes e proteção de dados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link