bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 06:20
Temperatura: 2.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Os Perigos dos Apps Stalkerware: Por que Você Nunca Deve Usá-los

A indústria de aplicativos de stalkerware é mais perigosa do que se imagina, operando na ilegalidade e possuindo vulnerabilidades de segurança que podem ser letais tanto para quem vigia quanto para aqueles que são espionados. Esses aplicativos oferecem ferramentas para que o usuário obtenha acesso a contas e perfis privados de maneira silenciosa e remota, muitas vezes sem que a vítima tenha conhecimento de que está sendo vigiada.

Os apps de stalkerware permitem que o usuário acesse informações confidenciais do alvo, como o histórico de mensagens de texto, as chamadas realizadas, a localização e muito mais. No entanto, esses materiais podem causar estragos que vão além da vigilância não autorizada se forem obtidos por hackers devido a vulnerabilidades de segurança encontradas nesses softwares.

Risco de Vazamento de Dados

De acordo com uma análise do TechCrunch, há um crescimento significativo de casos envolvendo vazamento de dados de empresas que oferecem apps stalker para usuários comuns. Desde 2017, pelo menos 27 corporações foram hackeadas ou tiveram dados de clientes expostos por violações de segurança, enquanto quatro delas receberam ataques múltiplos ao longo dos últimos anos.

Alguns dos casos mais recentes envolveram exposições de dados dos aplicativos uMobix, Geofinder e Peekviewer, com informações de pagamento de mais de 500 mil usuários expostas em fóruns da dark web. Isso prova os riscos do uso de apps stalkerware, com informações sensíveis de usuários expostas na web devido a vulnerabilidades encontradas nos sistemas das fornecedoras.

Por que Você Não Deve Usar Apps de Stalkerware

Considerando a facilidade encontrada por hackers na hora de violar sistemas de segurança dos stalkerwares, baixar um aplicativo espião pode dar dor de cabeça de diversas maneiras. Além do teor ilegal e antiético por trás da ação, o aumento de incidência de vazamentos de dados mostra que essas empresas não possuem medidas de segurança robustas.

É importante ressaltar que esses riscos também se aplicam a pais que querem monitorar os celulares e dispositivos dos filhos com aplicativos stalkerware. Embora exista uma boa intenção por trás, afinal os menores de idade devem ser protegidos na web, esses apps são ilegais e não oferecem a segurança necessária para o monitoramento.

Em vez disso, é recomendável usar ferramentas oficiais e recursos legítimos que os sistemas do Google ou da Apple, por exemplo, oferecem, além de sempre comunicar as crianças a respeito da vigilância. Isso garante uma abordagem segura e ética para proteger os menores de idade na web.

  • Use ferramentas oficiais e recursos legítimos para monitorar os celulares e dispositivos dos filhos.
  • Comunique as crianças a respeito da vigilância para garantir uma abordagem transparente e ética.
  • Evite usar aplicativos de stalkerware devido aos riscos de vazamento de dados e violações de segurança.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link