Marcas planejam celulares com câmera selfie de 100 MP; entenda
Fabricantes chinesas de smartphones teriam iniciado testes para implementar câmeras de selfie de 100 MP. De acordo com publicação do perfil Digital Chat Station, a alta resolução poderá ser vista em aparelhos de categorias avançadas.
Os sensores devem ter construção customizada e pixels de dimensões reduzidas, o que permite que um componente de alta resolução seja acomodado no espaço limitado dos recortes circulares das telas dos celulares.
Na prática, a maior resolução poderá aprimorar a qualidade de videochamadas, gravações para vlogs e transmissões ao vivo. Afinal, a alta densidade de pixels possibilitaria realizar cortes nas imagens sem perda de definição.
No entanto, devido ao tamanho reduzido dos pixels, a performance em locais com pouca luz pode ser inferior à de sensores atuais de 32 MP ou 50 MP com pontos maiores. Por isso, questiona-se a necessidade real desse aumento na resolução.
Novas câmeras traseiras também são esperadas
Marcas como OPPO, vivo e Xiaomi também testam novas combinações para o conjunto de câmeras traseiras de seus próximos aparelhos topo de linha.
- Uma das opções envolve o uso de dois sensores de 200 MP, destinados às lentes principal e telefoto periscópica, além da frontal de 100 MP.
- Uma segunda alternativa em teste prevê uma estrutura tripla de 100 MP para as lentes principal, ultrawide e telefoto.
Embora apresente menor resolução bruta que os sensores de 200 MP, um componente de 100 MP com pixels individuais maiores pode captar mais luminosidade, o que leva ao menor índice de ruído e maior clareza.
Dentro desse contexto, vazamentos recentes indicam que a Xiaomi planeja o lançamento da série Redmi K100, composta pelos modelos K100, K100 Pro e K100 Pro Max. O modelo K100 Pro Max deve ser o único da família a receber um sensor de 200 MP.
O cronograma de lançamento da nova linha na China está previsto para setembro de 2026. No mercado global, o Redmi K100 Pro Max deve ser comercializado sob a nomenclatura Poco F9 Ultra.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link