bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:33
Temperatura: 1.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

Tela Brasil: O Novo Streaming Gratuíto do Governo Federal

O Tela Brasil é o nome do streaming oficial do Governo Federal que será lançado em 2026. Após um boato de que a plataforma havia sido disponibilizada para o público, o Ministério da Cultura (MinC) esclareceu que o serviço continua em fase final de testes, com lançamento previsto para o primeiro trimestre deste ano.

O serviço promete um catálogo de aproximadamente 555 obras, incluindo filmes brasileiros indicados ao Oscar e outras obras licenciadas por edital em um investimento total de R$ 4,4 milhões. Além de longa-metragens, o serviço terá curtas, médias e obras seriadas.

O que se sabe sobre o Tela Brasil

  • O acesso será gratuito por aplicativos no Android, iPhone ou diretamente pelo navegador no PC, utilizando a mesma conta do Gov.br que usuários já possuem para acessar outros serviços digitais do Governo Federal.
  • A construção do catálogo do serviço continua em andamento e conta com parcerias como Cinemateca Brasileira, CTAv, Funarte e Fundação Cultural Palmares para o levantamento de acervos e conteúdos do próprio Ministério da Cultura.
  • Toda a população poderá ter acesso livre à plataforma, um dos públicos-alvo prioritários do serviço está nas escolas de educação básica, servindo como ferramenta para cumprir a Lei 13.006/2014 que determina a exibição de filmes nacionais no ambiente escolar.

Embora não haja detalhes sobre quais filmes serão disponibilizados, entre as produções brasileiras indicados ao Oscar que podem aparecer na plataforma há obras como: Ainda Estou Aqui (2024), Cidade de Deus (2002), Central do Brasil (1998), O Que é Isso, Companheiro? (1997), O Quatrilho (1995), O Beijo da Mulher Aranha (1985), O Pagador de Promessas (1962), Orfeu Negro (1959), além de documentários como Democracia em Vertigem (2019) e O Sal da Terra (2014) e animações como O Menino e o Mundo (2013).

As repercussões positivas e celebradas sobre o lançamento da plataforma de streaming pública demonstram o orgulho e o desejo da sociedade brasileira de acessar sua Cultura. O Ministério da Cultura informou que as informações oficiais sobre o lançamento serão divulgadas em breve pelos canais institucionais do Ministério da Cultura.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link