bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 04:50
Temperatura: -13.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Kaspersky alerta para novo trojan bancário que mira beneficiários do FGC

Novo Trojan Bancário Mira Beneficiários do FGC

A Kaspersky identificou uma nova campanha de fraude cibernética direcionada aos beneficiários do ressarcimento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Essa campanha utiliza um aplicativo falso para Android, que oferece acompanhamento do pagamento, mas instala um trojan bancário conhecido como BeatBanker.

O BeatBanker é uma ameaça altamente sofisticada, com múltiplas capacidades maliciosas, incluindo roubo de credenciais, interceptação e furto de informações de login, senhas e dados financeiros de aplicativos bancários. Além disso, o trojan consegue controlar o dispositivo remotamente e realizar mineração clandestina de criptomoedas, utilizando os recursos de processamento do smartphone da vítima sem consentimento.

Como Funciona o BeatBanker

O BeatBanker é distribuído através de um site que promete acompanhamento simplificado do pagamento do FGC. O usuário é induzido a baixar um aplicativo que se passa por um software legítimo disponível na Google Play Store, simulando interfaces confiáveis para ganhar credibilidade. No entanto, o aplicativo traz o agente malicioso BeatBanker, que pode roubar dados da vítima, controlar o dispositivo remotamente e realizar mineração de criptomoedas.

Além disso, o BeatBanker utiliza um mecanismo inovador que reproduz um arquivo de áudio quase inaudível e em loop, visando manter o processo ativo na memória do sistema infectado. Isso permite que os cibercriminosos mantenham o controle do dispositivo e realizem operações maliciosas sem ser detectados.

Prevenção e Recomendações

Para evitar ser vítima desse tipo de fraude, é importante desconfiar de ofertas que prometem agilizar ou simplificar processos de forma incomum ou com passos extraordinariamente fáceis. Além disso, é fundamental visitar os canais oficiais do serviço e verificar se a oferta é legítima antes de clicar em qualquer link ou instalar aplicativos.

  • Nunca instale aplicativos de fontes desconhecidas, apenas de lojas oficiais, como a Google Play Store.
  • Desative a função “instalar de fontes desconhecidas” nas configurações do seu Android.
  • Verifique se o site ou aplicativo oficial da empresa oferece a oferta de facilitação propagandeada.

É importante estar sempre atento e cauteloso ao utilizar dispositivos móveis e realizar transações online, especialmente quando se trata de informações financeiras e pessoais.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link