Achado no Brasil um dos arpões para caça de baleia mais antigos do mundo
As baleias têm sido alvo da caça de humanos desde os tempos pré-históricos, com a utilização de arpões e lanças afiados o suficiente para atravessar a pele e a espessa camada de gordura dessas grandes criaturas marinhas. Recentemente, um estudo publicado na revista científica Nature Communications revelou que alguns dos arpões mais antigos já encontrados no mundo vêm do Brasil.
De acordo com o estudo, essas ferramentas eram usadas por volta de 2.900 a.C. para caçar baleias. Os arpões foram encontrados na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina, dentro de sambaquis – depósitos de conchas, ossos, plantas e outros resíduos feitos por antigas populações costeiras. Essa descoberta é evidência da presença da pesca pré-histórica no litoral brasileiro.
Tesouros dentro de sambaquis
Os sambaquis são depósitos de conchas, ossos, plantas e outros resíduos feitos por antigas populações costeiras. Antes, pesquisadores acreditavam que os ossos de baleias encontrados em sambaquis provinham da exploração oportunistas de baleias encalhadas ou carcaças trazidas pela maré. No entanto, o novo estudo comprova que isso não era o caso.
Os arpões feitos com ossos de baleias eram amarrados a uma bexiga cheia de ar, de forma a impedir a baleia de mergulhar e forçando-a a subir à superfície para ser morta. A identificação da espécie de osso usada na confecção dos arpões se deu a partir da extração de proteínas dos fragmentos ósseos, e a maioria deles provinham de baleias-francas-austrais (Eubalaena australis), espécie conhecida por hábitos costeiros durante o período reprodutivo no Hemisfério Sul e por seu comportamento dócil.
- Os sambaquis já chegaram a dominar a paisagem de águas quentes na Baía de Babitonga.
- A expansão da malha rodoviária brasileira nas décadas de 1940 e 1950 fez com que essas estruturas se transformassem em uma fácil fonte de cal para o concreto.
- O processo de desmantelamento dos sambaquis levou à descoberta de diferentes artefatos, inclusive dos arpões antigos.
Essa descoberta é importante para entender a história da caça de baleias no Brasil e a relação entre as populações humanas e os animais marinhos. Além disso, é um exemplo de como a arqueologia pode nos ajudar a entender melhor o passado e a importância de preservar nossos recursos naturais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link