bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:09
Temperatura: -13.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Por que a computação quântica promete resolver problemas que PCs não conseguiram

Computação Quântica: Revolucionando Problemas Complexos

A computação quântica está prometendo revolucionar áreas como saúde, mobilidade urbana e logística, permitindo que computadores encontrem soluções complexas em tempo recorde. Isso é algo inviável até mesmo para as supermáquinas tradicionais. Com o avanço dos protótipos desenvolvidos na última década, a promessa dessa tecnologia começa a ganhar contornos reais.

Segundo o professor e empreendedor Alexandre Nascimento, PhD, especialista em computação quântica, os últimos anos marcaram o momento em que o potencial dessa tecnologia finalmente passou a ser comprovado na prática. A diferença entre um computador quântico e um PC tradicional está no processamento, que permite respostas mais otimizadas, rápidas e de menor custo a problemas com muitas combinações.

O que Diferencia a Computação Quântica?

As propriedades da física quântica permitem que os qubits, a unidade básica da informação, existam em combinações diferentes simultaneamente, diferente de um computador clássico em que cada combinação possível é testada separadamente. A resposta está na “distribuição de probabilidades” que o computador apresenta, segundo o especialista.

Alguns dos desafios para escalar o uso dessa tecnologia incluem:

  • Alta demanda de energia: o resfriamento do ambiente é fundamental para os fenômenos quânticos acontecerem.
  • Dilema sobre segurança: há riscos sobre as informações confidenciais, pois a computação quântica permite quebrar as chaves criptográficas.
  • Correção de erros: o aumento no número de qubits significa também uma maior probabilidade de erros.

O Brasil na Corrida da Computação Quântica

Do ponto de vista governamental e empresarial, a computação quântica interessa pelo potencial competitivo que oferece. O governo federal projeta investir R$ 5 bilhões em um plano de computação quântica no país até 2034. No entanto, o especialista Alexandre Nascimento avalia que o investimento e a valorização em pesquisa deveriam nortear as ações nesse campo.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link