5 Golpes Comuns no Começo do Ano e Como se Proteger deles
O começo do ano é uma época propensa a golpes que exploram situações como a declaração do imposto de renda, pagamento do IPTU, e afins. Essas fraudes geralmente ocorrem após o envio de mensagens com links para fazer cobranças falsas ou coletar dados pessoais.
Existem várias formas de golpes que podem ocorrer durante esse período, incluindo:
- IPVA e IPTU atrasado: pendências do IPVA e IPTU são temas de tentativas de fraude no Brasil, com boletos falsos enviados por carta ou e-mail e links por mensagens de texto ou WhatsApp.
- Irregularidade no imposto de renda: a declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) é explorada por golpistas, que enviam mensagens ou e-mails falsos se passando pela Receita Federal, com um suposto aviso de irregularidade.
- Cobrança do MEI: Microempreendedores Individuais (MEIs) recebem avisos de cancelamento do CNPJ devido à falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), enviados por mensagem ou e-mail.
- Maquininha quebrada: a fraude opera através de uma maquininha “quebrada”, onde o vendedor afirma que a tela está com problema, impedindo o comprador de confirmar o preço antes de passar ou aproximar o cartão.
- Brinde: o golpe do brinde atua de duas formas, utilizando a mesma “armadilha”: a entrega de um suposto presente de uma empresa conhecida para celebrar o ano novo e demais datas comemorativas.
Para se proteger desses golpes, é importante ter desconfiança e seguir algumas dicas, como:
- Nunca clique em links suspeitos e desconhecidos, principalmente enviados por e-mail, mensagem e redes sociais.
- Verifique o remetente do e-mail ou mensagem para se certificar de que se trata de um contato oficial ou não.
- Não baixe e abra imagens, vídeos e demais arquivos anexados em e-mails suspeitos.
- Evite fazer pagamentos com o cartão sem confirmar o valor da transação.
- Antes de fazer Pix e demais tipos de transferências, confirme os dados bancários de quem vai receber a transação.
- Desconfie de brindes e promoções com valores muito abaixo do normal.
- Ao receber o aviso de uma irregularidade, bloqueio de conta e afins, procure a instituição através de canais oficiais.
- Instale um antivírus em seus dispositivos.
- Utilize senhas fortes e autenticação em duas etapas em suas contas.
- Evite fazer reconhecimento facial em plataformas ou situações suspeitas.
Além disso, é fundamental manter-se informado sobre os golpes mais comuns e como se proteger deles. Com essas dicas e um pouco de cautela, é possível evitar cair em golpes e manter suas informações e finanças seguras.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link