bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 09:20
Temperatura: -2.3°C
Probabilidade de chuva: 4%

Calor extremo atrapalha aprendizado de letras e números na infância, diz estudo

Calor Extremo e Desenvolvimento Infantil

Um estudo recente concluiu que o calor extremo pode ter um impacto negativo no desenvolvimento de crianças, especialmente em relação ao conhecimento de letras e números. De acordo com a pesquisa, publicada na revista Journal of Child Psychology and Psychiatry, crianças expostas a temperaturas máximas de 30º C têm entre 14% e 20,8% menos chances de ter um desenvolvimento adequado para sua idade em comparação com as que vivem em temperaturas máximas de 26 ºC.

Os pesquisadores observaram que as dificuldades são agravadas para as crianças mais pobres, que vivem em áreas urbanas e não têm acesso a água e saneamento básico adequado. Além disso, a exposição ao calor durante a gravidez também é responsável por atraso no desenvolvimento infantil. Segundo o estudo, temperaturas de 34º durante o terceiro trimestre de gestação estão associadas a uma probabilidade de 4,2% menor de que o desenvolvimento da criança esteja adequado para sua idade.

Consequências do Calor Extremo

As consequências do calor extremo incluem:

  • Desidratação e inflamação do cérebro
  • Estresse e problemas para dormir
  • Perda de plantações e aumento da disseminação de doenças
  • Ambientes externos mais desconfortáveis, fazendo com que as crianças fiquem mais dentro de casa

Os pesquisadores também destacam que a exposição ao calor por si só não determina o risco, mas sim a vulnerabilidade e a capacidade de se adaptar. Além disso, o estudo calcula que crianças em áreas urbanas têm chances entre 21,9% e 26,6% menores de se desenvolverem de forma adequada.

Importância da Pesquisa

A pesquisa é importante por chamar atenção para os efeitos do clima no desenvolvimento das crianças, sem se esquecer de que há desigualdades. No entanto, é preciso mais estudos que vão além da infância, até porque o cuidado com a infância exige investimento em políticas públicas para outras fases da vida.

Segundo a professora Catarina Almeida, da Faculdade de Educação da UnB, o aprendizado de letras e números nos primeiros anos da infância tem impacto no processo de letramento, que acontece alguns anos depois. Ou seja, as consequências do calor extremo também se estendem para outras fases da vida.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link