Google Fotos chega às TVs Samsung com recursos de edição por IA
A Samsung e o Google anunciaram uma colaboração para integrar o Google Fotos no ecossistema de Smart TVs da marca sul-coreana. O objetivo é transformar as telas em grande formato em galerias cinematográficas personalizadas, permitindo que os usuários revivam memórias de forma afetiva na sala de estar.
O lançamento está previsto para ocorrer em fases ao longo de 2026. O primeiro recurso a estrear será o Memories (Memórias, em inglês), que mostra algumas fotos do usuário com base em pessoas, locais e momentos importantes. Posteriormente, outras ferramentas de criação e personalização serão liberadas, incluindo o uso de inteligência artificial para aprimorar a experiência visual.
Recursos de edição por IA
O recurso Create with AI (Criar com IA) utilizará o modelo Nano Banana, desenvolvido pelo Google DeepMind, para oferecer ferramentas de edição e geração de imagens. Algumas das funções confirmadas incluem:
- Remix: permite transformar o estilo artístico de uma fotografia existente.
- Photo to Video: ferramenta capaz de transformar momentos estáticos em vídeos curtos e dinâmicos.
- Temas Personalizados: modelos temáticos para organizar as fotos de maneira lúdica.
Além disso, haverá também o Personalized Results (Resultados Personalizados), que cria apresentações de slides automáticas baseadas em tópicos específicos, como “viagens” ou cidades.
Integração com o sistema Tizen
A Samsung planeja ter o Google Fotos como uma parte integrante da interface de suas TVs. As fotos devem surgir de forma contextualizada através do Daily+ e do Daily Board, servindo como um elemento decorativo e informativo que saúda o usuário durante o dia. A integração se estenderá também ao Vision AI Companion (VAC) da Samsung.
O processo de configuração será simplificado, bastará o usuário realizar o login com sua Conta Google para que toda a biblioteca de fotos e vídeos do seu smartphone seja sincronizada instantaneamente com o televisor, que pode ser uma Smart TV.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link