CCBB Brasília Exibe Exposição sobre a Cultura dos Memes
A cultura dos memes, imagens típicas da internet geralmente em tom de humor ou crítica social, é o tema de uma grande exposição no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. A mostra “MEME: no Br@sil da memeficação” investiga essas imagens e vídeos como forma de linguagem, crítica, afeto coletivo e produção estética.
A exposição está organizada em seis núcleos e apresenta uma variedade de atrações, incluindo esculturas, figurinos, quadrinhos, pinturas, instalações sonoras e experiências interativas. Essas obras refletem e exploram a forma criativa de comunicação que os memes representam.
Entre os artistas participantes, estão nomes consagrados da arte contemporânea brasileira, como Anna Maria Maiolino, Gretta Sarfaty, Nelson Leirner e Claudio Tozzi, ao lado de criadores de conteúdo que se destacam na internet. A curadora da mostra, Clarissa Diniz, explica que a ideia da exposição surgiu da observação cotidiana do protagonismo que os memes adquiriram nos últimos 15 a 20 anos no Brasil, especialmente durante a pandemia do COVID-19.
Processo de Curadoria
A curadoria foi realizada a partir do cruzamento da reunião e da articulação do diálogo entre o que se pode chamar tipicamente de memes e expressões que têm muito a ver com memificação, mas não são necessariamente consideradas memes. Isso inclui expressões culturais, como o carnaval, fatos políticos e obras de arte mais clássicas.
Personalidades políticas que têm sido parodiadas por programas como TV Pirata e esquetes do Porta dos Fundos também estão presentes na seleção. A curadora destaca a reflexão que o trabalho desperta nos visitantes sobre o papel do humor, a dimensão política e as responsabilidades sociais e éticas da prática do humor.
A receptividade da mostra tem sido bastante positiva, com os visitantes destacando a capacidade dos memes de dialogar com diferentes comunidades, grupos sociais e recortes geracionais. A exposição “MEME: no Br@sil da memeficação” tem entrada franca e fica em cartaz no CCBB Brasília até 1º de março, antes de seguir para Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
- Entrada franca
- Exposição em cartaz até 1º de março
- Seguirá para Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link