Plástico Biodegradável: Uma Solução para a Poluição Plástica
Um grupo de pesquisadores japoneses criou um plástico biodegradável e flexível, utilizando celulose vegetal de rápida decomposição na natureza. O estudo, publicado no periódico Journal of the American Chemical Society, foi desenvolvido pelo Instituto de Física e Química (RIKEN), no Japão.
Os plásticos biodegradáveis convencionais demoram muito tempo para serem degradados, principalmente no ambiente marinho, e não conseguem incluir microplásticos no processo. No entanto, o novo plástico criado pelos pesquisadores é capaz de se degradar em água salgada, sem deixar microplásticos no ambiente.
O novo plástico é composto por dois polímeros: carboximetilcelulose, extraído da celulose de madeira biodegradável, e íons guanidínio de polietilenoimina (PEI). Quando misturados e colocados na água em temperatura ambiente, as moléculas de íons se atraem com as moléculas de celulose, formando uma rede reticulada que dá resistência ao plástico.
Características do Novo Plástico
- Biodegradável: se decompõe em água salgada sem deixar microplásticos no ambiente.
- Flexível: pode se alongar em até 130% do tamanho original.
- Resistente: tão resistente quanto qualquer outro plástico convencional.
A equipe de pesquisa acredita que o produto possa ser aplicado no cotidiano das pessoas sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, a natureza produz cerca de um trilhão de toneladas de celulose por ano, o que torna esse material uma fonte abundante e renovável.
O líder do estudo, Takuzo Aida, considera que essa tecnologia ajudará a proteger a Terra da poluição plástica. Com a criação desse plástico biodegradável e flexível, os pesquisadores japoneses deram um importante passo em direção a uma solução para o problema da poluição plástica.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link