bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:11
Temperatura: 0°C
Probabilidade de chuva: 0%

RD Station lista as 10 principais tendências de marketing de olho em 2026

Uma boa estratégia de marketing e vendas passa por diversos fatores, incluindo uso de ferramentas corretas, bom planejamento e acompanhamento das principais tendências do mercado. Portanto, antes de entrar em 2026, é importante entender quais movimentos serão mais importantes no próximo ano.

A RD Station, unidade de negócios da TOTVS que oferece ferramentas digitais para marketing, vendas e relacionamento, separou 10 tendências que podem ditar o próximo ano para que a sua empresa esteja preparada para as novidades envolvendo IA, criação de conteúdo e valor de marca.

As 10 principais tendências de marketing em 2026

  • IA como parte da estratégia: A inteligência artificial deixa de atuar apenas como assistente e ganha papéis importantes em processos completos, como criação, análise, atendimento e previsão.
  • De SEO para GEO: O foco não está apenas em otimizar conteúdos para mecanismos de busca (SEO), mas também para destacar sua marca nos resultados criados por chatbots de IA.
  • Personalização dos dados proprietários: Os dados proprietários se tornaram um ativo valioso para empresas após as mudanças de coleta de cookies de terceiros na web.
  • Construir valor de marca: Na era da IA e do excesso de conteúdo, a confiança numa marca específica se torna um diferencial competitivo.
  • Mídia paga cada vez mais imprevisível: A mídia paga deixou de ser uma certeza e ganhou um ar imprevisível nos últimos meses devido ao aumento da concorrência nos leilões e a alta nos custos.
  • Equilíbrio no tamanho de conteúdo: O ideal é equilibrar conteúdos curtos e longos, pois não existe uma regra sobre o que performa melhor.
  • WhatsApp e redes sociais são protagonistas: O Social Selling é uma obrigação, e cada marca precisa de uma presença constante nas redes sociais para manter a interação ativa com os clientes.
  • Realidade data driven: As decisões comerciais precisam ser orientadas por dados, base robusta de CRM e muita automação.
  • Integração entre RevOps, marketing e vendas: As campanhas não podem mais surgir por intuições, mas sim por diagnósticos claros e auditorias de funil.
  • Articulação estratégica na montagem dos times: Os profissionais T-shape serão cada vez mais essenciais, com tarefas repetitivas delegadas para a IA.

Para desenvolver um novo playbook guiado por dados, método e coragem estratégica, é importante adaptar a realidade para novas tecnologias e entender que os velhos playbooks das empresas já não se encaixam na realidade atual.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link