Por que a desconexão das redes pode entrar para sua lista de metas de 2026
O fim do ano é um período de intensa atividade social, cansaço acumulado e desejo de aproveitar os dias de calor. No entanto, ao passar alguns minutos nas redes sociais, é comum sentir a pressão de estar conectado e compartilhar cada momento. Isso pode levar a uma sensação de estar ficando para trás se você não estiver constantemente online.
No entanto, essa tendência parece estar mudando. Enquanto o medo de perder momentos (FOMO) foi um tópico comum nos debates online nos últimos anos, agora está dando espaço para a ascensão do prazer de perder momentos (JOMO) e do alívio de perder momentos (ROMO). Essas tendências de comportamento valorizam o prazer da desconexão e podem ter um impacto positivo em nossa saúde mental.
De acordo com um artigo publicado no jornal ScienceDirect em 2025, pessoas que sentem pouco FOMO e alto JOMO apresentam maiores níveis de bem-estar e menor vício em smartphone. Além disso, o Panorama da Saúde Mental 2024 constatou que 45% dos casos de ansiedade em jovens de 15 a 29 anos está relacionado ao uso intensivo das plataformas de redes sociais.
Diante disso, a ideia de deixar o celular de lado e “viver primeiro e postar depois” está se tornando cada vez mais atrativa. A empresa de previsão de tendências WGSN aponta que, até 2028, a quietude será considerada um valor aspiracional e uma grande aliada para lidar com o estresse.
Mudanças nos hábitos
As novas tendências de comportamento também impactam no consumo. O mercado mundial de wellness já ultrapassa o valor de US$ 5,6 trilhões e registrou um crescimento de 12% entre 2020 e 2022. Marca de saúde e bem-estar como a SEDE estão se popularizando entre o público que preza por produtos que convidam a acelerar com saúde.
- Os consumidores estão priorizando o autocuidado e buscando revitalização e conhecimento de alimentos holísticos e naturais para combater os altos níveis de ansiedade e burnout.
- Produtos como o energético da SEDE, com uma fórmula 99,72% natural e 100 mg de cafeína microencapsulada, estão se tornando populares entre esses consumidores.
- A proposta da SEDE vai de encontro com o perfil de consumidores que deve moldar o setor de alimentos e bebidas em 2026, de acordo com o levantamento da WGSN.
Em resumo, a desconexão das redes pode ser uma meta saudável e benéfica para nossa saúde mental e bem-estar. Com a ascensão do JOMO e do ROMO, é possível que vejamos um aumento na valorização da quietude e do autocuidado nos próximos anos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link