Brasil tem 28 milhões de não usuários de internet: como diminuir esse número?
A pesquisa TIC Domicílios apontou que 28 milhões de brasileiros não usam a internet, reforçando uma barreira que separa boa parte da população de uma era digital. Além disso, a qualidade do acesso à web entre os brasileiros é diferente de acordo com fatores socioeconômicos.
Os especialistas apontam que a parcela de não usuários é proporcional às maiores concentrações de população no Brasil, com 23 milhões de pessoas vivendo em áreas urbanas, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. Pessoas do sexo masculino e identificadas como pretas ou pardas formam a maioria no grupo que não acessa a web, e a maior parte pertence às classes D e E.
- Quem não usa internet: a pesquisa considera como não usuária a pessoa que não acessou a web pelo menos uma vez nos últimos três meses.
- Parcela de desinteresse: mais da metade dos não usuários têm 60 anos ou mais e não têm interesse em usar a internet.
- Conectado, mas até qual ponto?: a estimativa da TIC Domicílios é de que 168 milhões de brasileiros usem a internet com certa frequência, mas a experiência é diferente de acordo com fatores socioeconômicos.
Para diminuir o número de não usuários, os especialistas apontam a necessidade de investir em infraestrutura, acesso a uma rede de qualidade e ensino de habilidades para gerenciar sites e aplicativos. Além disso, é importante garantir a conectividade significativa, que envolve fornecer uma experiência estável e de qualidade para todas as pessoas.
Os desafios principais no país são universalizar a internet para todas as pessoas que queiram se conectar e garantir uma conexão de qualidade. Isso pode ser alcançado com políticas públicas que ofereçam opções mais acessíveis de planos de internet, dispositivos que vão além do celular e espaços públicos que forneçam sinal de qualidade e aparelhos para uso.
Por fim, é importante desenvolver as habilidades digitais para garantir segurança, privacidade e domínio das ferramentas disponíveis, incentivando um letramento digital básico para que as pessoas possam fazer todos os serviços que a internet disponibiliza.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link