InovaHC e B3 Anunciam Parceria para Interoperabilidade de Dados
O InovaHC, braço de inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), e a B3, a bolsa do Brasil, anunciaram o lançamento do OpenCare Interop, uma iniciativa inédita voltada à interoperabilidade de dados da saúde no Brasil. O programa foi desenhado para superar a fragmentação do sistema de saúde atual, criando um ambiente onde dados, como exames clínicos, possam ser compartilhados de forma segura.
O projeto, que será conduzido pelo InovaHC, do HCFMUSP, contará com execução e desenvolvimento tecnológico da PDtec, empresa do grupo B3. A primeira fase terá formato de piloto (Prova de Conceito — POC), num ambiente controlado de testes, focado inicialmente em jornadas específicas para validar os protocolos de troca de informações e integração entre os sistemas.
Participantes e Objetivos
Para isso, conta com uma rede de participantes referências no setor, que inclui inicialmente Hospital BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Grupo Fleury, Dasa, Sabin Diagnóstico e Saúde, e RD Saúde. O objetivo é criar um ambiente onde dados possam ser compartilhados de forma segura e eficiente, melhorando a qualidade da assistência à saúde.
Integração com Governança e Neutralidade
O OpenCare Interop une a referência clínica e científica do HCFMUSP à solidez tecnológica da B3. Para assegurar a isonomia e independência do ecossistema, o HCFMUSP, por meio do InovaHC, atua como ente neutro responsável pela governança clínica e por definir as regras de compartilhamento. A infraestrutura tecnológica é provida pela PDtec, empresa do grupo B3, que leva para o setor de saúde sua reconhecida expertise em promover estabilidade, eficiência e segurança.
Segurança e Privacidade
Todo o compartilhamento de informações dentro do OpenCare Interop segue rigorosamente as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em linha com a premissa fundamental de que os dados pertencem ao paciente: nenhuma informação trafega sem o seu consentimento explícito e específico para cada finalidade. A plataforma utiliza tecnologias avançadas de segurança, como a tokenização — processo que guarda informações sensíveis do paciente em códigos criptografados —, garantindo o anonimato e a proteção das informações durante o tráfego de dados.
- Garantia de neutralidade e confiança
- Segurança e privacidade como pilares
- Utilização de tecnologias avançadas de segurança
O OpenCare Interop é uma iniciativa importante para o setor de saúde, pois visa criar um ambiente onde dados possam ser compartilhados de forma segura e eficiente, melhorando a qualidade da assistência à saúde. Com a parceria entre o InovaHC e a B3, o projeto conta com a expertise necessária para garantir a segurança e a privacidade dos dados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link