Concurso de Soluções Digitais para Saúde Mental
O concurso “Bem na Rede: Competição para o Uso Saudável da Tecnologia” visa conscientizar os jovens sobre o impacto das redes sociais na saúde mental, estimulando a criatividade e a inovação. O objetivo é criar soluções digitais que promovam o bem-estar psicológico no ambiente digital.
Os participantes, com idade entre 16 e 20 anos, devem criar um site que siga o modelo da Intervenção de Sessão Única (SSI), oferecendo apoio psicológico em uma única sessão. O site deve ser construído com materiais simples, como formulários ou apresentações, e não é necessário ter conhecimento prévio em programação.
Temas e Critérios de Avaliação
Os projetos podem abordar temas como regulação emocional, autoestima, letramento midiático e limites digitais. Os critérios de avaliação incluem clareza, objetividade, alinhamento, originalidade, criatividade visual, viabilidade, aplicabilidade, impacto potencial, execução, linguagem acessível e inclusiva.
- Regulação emocional
- Autoestima
- Letramento midiático
- Limites digitais
Os melhores projetos podem receber prêmios de até R$ 5 mil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da competição até o dia 31 de dezembro.
O concurso é uma iniciativa do Global Center, Juntô – Iniciativa Brasileira de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes e Instituto Felipe Neto. O objetivo é empoderar a próxima geração e promover mudanças duradouras na saúde mental.
Com a ajuda de ferramentas como reflexões e atividades interativas, os sites criados pelos participantes devem incentivar as pessoas a buscarem meios concretos para cuidar da saúde mental, como mudar o comportamento ou buscar apoio em terapia.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link