bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 05:20
Temperatura: 2°C
Probabilidade de chuva: 99%

Projeto Ártemis: Entendendo a Genética por trás do AVC

O Projeto Ártemis, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento (HMV) e financiado pelo Ministério da Saúde, busca avaliar a genética de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC isquêmico). Esse tipo de doença ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que acabam morrendo.

De acordo com a neurologista Ana Cláudia de Souza, investigadora principal do projeto, “hoje, a gente tem um entendimento melhor do quanto esse risco genético pode influenciar a chance de eu ter um AVC”. Além disso, o estudo também busca entender como outras doenças, como pressão alta, problemas com o colesterol e diabetes, podem provocar um AVC.

Objetivos e Metodologia

O projeto Ártemis-Brasil tem como objetivo incluir 500 pacientes que tiveram AVC isquêmico e 500 pessoas saudáveis que nunca tiveram histórico de AVC. Isso permitirá que os pesquisadores façam uma comparação entre as alterações que realmente levam à doença. O estudo já foi iniciado e incluiu o primeiro participante em novembro passado.

Onze centros de referência no atendimento ao AVC, distribuídos por todas as regiões brasileiras, participam do estudo. Esses centros são de alta complexidade e atendem pacientes com AVC no Sistema Único de Saúde (SUS).

Impacto do AVC no Brasil

O AVC é uma doença que tem um impacto muito alto no Brasil. De acordo com dados da Rede Brasil AVC, 85.427 pessoas morreram em decorrência da doença em 2024. Além disso, o AVC é a principal causa de morte e incapacidade no país, com 11 óbitos por hora.

A neurologista Ana Cláudia de Souza destaca a importância da prevenção, não só dos principais fatores de risco, como pressão alta, diabetes, fumo e maus hábitos de vida, mas também estratégias para depois que a pessoa teve um AVC, de modo a prevenir para que não tenha um segundo acidente desse tipo.

  • O projeto Ártemis-Brasil busca contribuir para modelos de cuidado mais personalizados dentro do SUS.
  • O estudo pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos mais precisos para pacientes com AVC.
  • O projeto integra o Programa Genomas Brasil, que busca ampliar a diversidade genômica nacional.

Com o Ártemis-Brasil, o Brasil passa a integrar um grupo limitado de nações que investigam, em larga escala, a relação entre fatores genéticos e doenças cerebrovasculares. Uma vez concluído com sucesso no Brasil, o estudo poderá ser estendido para a América Latina, por exemplo.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link