bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:37
Temperatura: -2.4°C
Probabilidade de chuva: 99%

Quatro pesquisas de 2025 que podem transformar o cuidado em saúde

Quatro pesquisas de 2025 que podem transformar o cuidado em saúde

Alguns dos avanços mais recentes da medicina parecem saídos de um livro de ficção científica, com órgãos de animais sendo adaptados para transplantes em humanos e inteligência artificial comandando todas as etapas de uma pesquisa. No entanto, essas investigações estão entre as que mais contribuíram com inovações que podem salvar vidas.

De acordo com o biólogo Helder Nakaya, pesquisador sênior do Einstein Hospital Israelita e professor da Universidade de São Paulo (USP), a área da saúde e da pesquisa biomédica é uma das mais impactadas pela inteligência artificial. “Estamos vendo avanços muito grandes e muito rápidos”, afirma.

A seguir, veja quatro inovações apresentadas em pesquisas de 2025 que prometem abrir novas fronteiras para a saúde:

  • Xenotransplante de rim de porco: A ciência tem buscado alternativas para reduzir a fila de pessoas à espera de transplante de órgãos. Um estudo publicado em fevereiro na revista The New England Journal of Medicine mostrou que é possível reduzir a rejeição de órgãos de porcos geneticamente modificados.
  • IA que cria remédios: Outra investigação de impacto foi publicada em julho pela Nature Medicine. Nela, um sistema de inteligência artificial “pensou” em qual era o melhor alvo terapêutico para combater a fibrose pulmonar idiopática e desenhou a molécula que poderia combatê-lo.
  • Prognóstico tecnológico: Um modelo de inteligência artificial que pode ser usado para prever a progressão de doenças a partir de grandes conjuntos de registros de dados sobre elas. Apresentado em setembro na Nature Medicine, o sistema é inspirado na mesma lógica dos modelos generativos usados em ferramentas como o ChatGPT.
  • Leitura de mentes?: Uma pesquisa analisou sinais cerebrais para gerar descrições de pensamentos, “lendo a mente” de voluntários. Publicado na revista Science Advances no início de novembro, o estudo usou mapas que analisam quais regiões do cérebro se ativam conforme pensamos em objetos específicos.

Essas pesquisas demonstram o potencial da inteligência artificial e da tecnologia para transformar o cuidado em saúde. No entanto, é importante lembrar que a responsabilidade dos especialistas é fundamental para garantir a segurança e a eficácia dessas inovações.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link