Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa
O cantor e compositor Milton Nascimento vai receber o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em reconhecimento à sua contribuição para a música e a sociedade brasileira.
A homenagem, aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Fundação, destaca a relevância da obra de Milton como instrumento de resistência, crítica social e afirmação de identidades ao longo de mais de seis décadas de trajetória artística.
Algumas das principais razões para a homenagem incluem:
- Utilização da música como forma de denúncia social e enfrentamento das injustiças, especialmente durante a ditadura militar brasileira.
- Produção musical marcada por intensa força política, espiritualidade e defesa dos direitos humanos, contribuindo para movimentos sociais e inspirando gerações.
- Consolidação de sua carreira em Belo Horizonte, onde fundou o lendário movimento musical Clube da Esquina.
Milton alcançou visibilidade nacional em 1967, ao participar do Festival Internacional da Canção, da TV Globo, e ao longo da carreira, lançou 47 álbuns, participou de 13 filmes, conquistou quatro Grammys e colecionou parcerias com grandes nomes nacionais e internacionais.
A entrega do título será feita na sede da Fiocruz Minas, em Belo Horizonte, e Milton será representado pelo maestro de sua banda, Wilson Lopes, devido aos problemas de saúde que o artista tem enfrentado.
Com 83 anos, Milton foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, um distúrbio neurodegenerativo que afeta as funções de pensamento, movimento, comportamento, cognição e humor.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link