bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:50
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Nova Tecnologia de Navegação: O “GPS Quântico”

A busca por métodos de navegação mais seguros tem sido impulsionada devido aos riscos ao tráfego aéreo e à vulnerabilidade ao bloqueio e falsificação do sinal de GPS. Uma das soluções encontradas é o chamado “GPS Quântico”, que explora a natureza da luz e dos átomos para criar sensores ultrassensíveis.

A navegação inercial tradicional rastreia a velocidade, direção e duração a partir de um ponto de partida, mas sofre com o acúmulo de pequenos erros ao longo do tempo. Já a abordagem quântica pode ser revolucionária ao ter sensores baseados no comportamento quântico de partículas subatômicas, que ajudam a medir aceleração e tempo com maior precisão.

Como Funciona o “GPS Quântico”

A empresa Infleqtion está desenvolvendo e testando giroscópios quânticos que podem ser usados na infraestrutura de diferentes países. Avaliações já foram feitas em um avião militar no Reino Unido e, em outubro, foi testada uma nova geração de sensores com fluxo contínuo de átomos para evitar os chamados “tempos mortos”.

Um exemplo desse tipo de inovação é o relógio atômico “Tiqker”, que auxilia na determinação da distância percorrida pelos veículos, com uma dessincronia de apenas um segundo a cada 2 milhões de anos. Além disso, veículos também podem navegar medindo anomalias nos campos magnéticos e gravitacionais da Terra, em um processo que compara esses dados com mapas de anomalias existentes.

Desafios e Avanços

Apesar dos avanços percebidos, o ruído ainda é um grande desafio a ser enfrentado. Sensores quânticos são delicados e sofrem interferência de vibrações, curvas bruscas e da própria estrutura metálica dos veículos. No entanto, já foi possível alcançar um rastreio da localização com 94 vezes mais precisão do que sistemas de navegação inercial convencionais, após testes feitos em um avião Cessna.

Outras tecnologias de navegação, como o GPS III moderno e o M-code, também estão evoluindo para combater interferências. Além disso, investimentos nos satélites de órbita baixa (LEO) tendem a entregar sinal mais forte e trânsito mais rápido no céu, o que dificulta a falsificação e acelera a convergência do sinal.

  • O “GPS Quântico” é uma tecnologia que explora a natureza da luz e dos átomos para criar sensores ultrassensíveis.
  • A navegação inercial tradicional sofre com o acúmulo de pequenos erros ao longo do tempo.
  • A abordagem quântica pode ser revolucionária ao ter sensores baseados no comportamento quântico de partículas subatômicas.
  • O ruído é um grande desafio a ser enfrentado na implementação do “GPS Quântico”.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link