bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 21:27
Temperatura: -13.3°C
Probabilidade de chuva: 2%

Trojan manipula posicionamento no Chrome simulando atividade real de usuários

Um Novo Trojan Ameaça o Google Chrome

Um novo trojan, batizado de ChimeraWire, foi identificado por pesquisadores da Doctor Web e pode impactar diretamente o ranqueamento no Google Chrome. Esse malware manipula o posicionamento dos resultados no mecanismo de busca a partir da simulação da atividade real de usuários.

O ChimeraWire não segue a cartilha tradicional de roubo de dados, mas sim aumenta a visibilidade de determinados sites com a automatização de buscas e a imitação de cliques usando um recurso oculto do Chrome. Até o momento, foi detectado que o malware parece estar apenas direcionando tráfego falso para sites específicos, o que pode ser uma operação para manipular SEO.

Como o Malware Funciona

O ChimeraWire age a partir de um processo em camadas, com duas cadeias de instalação que envolvem o download de trojans, escalonamento de privilégios e técnicas de persistência do sistema. A primeira cadeia de infecção começa com a instalação de um programa que verifica a existência de ambientes virtuais, enquanto a segunda cadeia conta com um instalador que simula um processo legítimo do Windows.

Com o trojan devidamente instalado, ele adiciona extensões para burlar CAPTCHAs e se conectar a um servidor de comando. Isso permite utilizar padrões de cliques e pausas aleatórias para evitar que a ação seja detectada por bots e seguir na manipulação do tráfego falso.

Recursos do Malware

O ChimeraWire possui vários recursos, incluindo:

  • Leitura do conteúdo da página
  • Captura de tela
  • Preenchimento de formulários

Esses recursos podem ser utilizados para extrair dados e realizar outras ações maliciosas.

É importante estar ciente dessas ameaças e tomar medidas para proteger seus dispositivos e informações. Mantenha seu software atualizado e use ferramentas de segurança para detectar e prevenir ataques maliciosos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link