bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 19:27
Temperatura: -2.9°C
Probabilidade de chuva: 3%

Confira se seu carro estará isento de IPVA em 2026

Uma nova lei que entrou em vigor no Brasil vai mudar a lista de carros que estarão isentos do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) a partir de 2026. Essa notícia é excelente para quem tem o orçamento ainda mais apertado a cada início de ano.

De acordo com o texto que recebeu apoio maciço no Plenário, veículos que tiverem determinado tempo de fabricação ficarão isentos do pagamento do tributo anual, independentemente do estado em que estiverem registrados. A ideia, segundo o senador Cleitinho (Republicanos-MG), autor do texto original da PEC, é criar uma isonomia fiscal no país.

Qual idade mínima para ficar isento?

Alguns estados brasileiros têm regras de isenção própria que liberam do pagamento anual do IPVA carros com 10 ou 15 anos de fabricação. Esses locais, portanto, não serão afetados pela nova lei.

A ideia aprovada no plenário, e que já está em vigor, é que todos os carros com 20 ou mais anos de fabricação estejam isentos do pagamento anual do IPVA a partir de janeiro de 2026. Isso significa que, se você é dono de um carro ano 2006 ou inferior (2005, 2004, etc), seja ele premium ou mais simples, não precisará mais pagar a alíquota anual, independente do estado de registro do veículo.

A isenção, vale lembrar, só não é aplicável para ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques. Esses seguirão pagando normalmente o IPVA, mesmo se tiverem sido fabricados em 2006 ou antes.

Quais carros estarão isentos do pagamento de IPVA em 2026?

  • Carros com 20 ou mais anos de fabricação
  • Carros fabricados até 2006, como o Gol Copa
  • Carros que atendem às regras de isenção própria de cada estado

É importante notar que a isenção do IPVA não se aplica a todos os veículos, apenas aqueles que atendem aos critérios estabelecidos pela lei. Além disso, a isenção não afeta a obrigação de pagar outros impostos e taxas relacionados ao veículo.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link