Estudo Revela que 99% das Pessoas com Ataque Cardíaco Apresentam Fatores de Risco
Um estudo publicado recentemente no The Journal of the American College of Cardiology revelou que 99% das pessoas que sofrem um ataque cardíaco, derrame ou insuficiência cardíaca apresentam ao menos um fator de risco que indica uma maior chance de desenvolver esses problemas de saúde.
A pesquisa, liderada pela Northwestern Medicine e pela Universidade Yonsei, analisou os exames de saúde de aproximadamente 9 milhões de coreanos e 7 mil americanos. Os resultados sugerem que as pessoas recebem sinais de alerta da saúde antes de sofrerem com um ataque cardíaco.
Quais são os Sinais de Alerta?
Os principais fatores de risco cardiovascular definidos pelos pesquisadores foram:
- Alterações na pressão arterial
- Colesterol alto
- Açúcar no sangue
- Tabagismo
Valores alterados que serviram como sinais de alerta incluem pressão arterial igual ou maior que 120/80 mmHg, colesterol igual ou maior que 200 mg/dL, glicemia em jejum com valores iguais ou maiores que 100 mg/dL e uso de tabaco.
A equipe também avaliou valores clinicamente utilizados para diagnosticar doenças, como pressão arterial maior ou igual a 140/90, colesterol igual ou acima de 240, glicose com valores iguais ou maiores que 126 e o tabagismo.
Resultados do Estudo
Os resultados mostraram que em mais de 99% dos casos analisados, as pessoas apresentaram pelo menos um fator de risco antes de desenvolverem insuficiência cardíaca, derrame ou doença coronariana. Além disso, em mais de 93% dos casos, os indivíduos apresentaram dois ou mais fatores de risco antes de ter algum problema cardiovascular.
É importante notar que a prevenção e o controle desses fatores de risco podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Portanto, é fundamental manter um estilo de vida saudável, realizar check-ups regulares e seguir as orientações médicas para prevenir esses problemas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link