bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 21:03
Temperatura: 10.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

8 perfumes vintage que continuam na nossa bancada


Em tempos de instabilidade e excesso de estímulos, o passado tem se tornado um lugar de refúgio, inclusive no universo da perfumaria. Em busca de conforto, identidade e um toque de nostalgia, as casas de fragrâncias estão resgatando notas clássicas e estruturas olfativas vintage, reinterpretando-as com um olhar contemporâneo. O resultado? Perfumes que parecem pertencer a outra era, mas que falam diretamente com os desejos (e as inseguranças) do presente. Um exemplo disso é a nova coleção da Balenciaga, que retornou ao universo da perfumaria com uma linha de 10 fragrâncias, entre elas uma recriação de seu primeiro perfume, lançado em 1947.
Entre homenagens explícitas a décadas marcantes e fórmulas que evocam os códigos da alta perfumaria do século XX, os perfumistas têm apostado em criações que exalam familiaridade e elegância atemporal. A seguir, selecionamos oito perfumes que, mesmo lançados há anos (ou inspirados em ícones do passado), continuam firmes em nossa bancada.
1. Rouge Trafalgar, Dior
Inspirado nas modelos de alta-costura dos anos 1950, envoltas em vermelho vibrante, Rouge Trafalgar, da linha La Collection Privée, da Dior, é a tradução olfativa do impacto visual. Com notas intensas de frutas vermelhas e grapefruit, essa fragrância é puro drama e sofisticação, como se vestíssemos um vestido de gala em forma de perfume.
Rouge Trafalgar, Dior
Reprodução
Saiba mais
2. Mon Guerlain Intense, Guerlain
A herança da Guerlain se manifesta com força nesta versão intensa do clássico Mon Guerlain. Com um frasco inspirado nos icônicos desenhos da Baccarat de 1908, o perfume equilibra doçura e profundidade, feminino e poderoso — exatamente como as mulheres que ele homenageia.
Mon Guerlain Intense, Guerlain
Reprodução
3. Odeur du Théâtre du Châtelet, Comme des Garçons
Um tributo ao renascimento de um dos teatros mais emblemáticos de Paris, esta criação da Comme des Garçons é uma viagem sensorial. A mistura de musk, flor de laranjeira e café com especiarias cria um perfume quase teatral, que ocupa o ambiente com intensidade.
Odeur du Théâtre du Châtelet, Comme des Garçons
Reprodução
4. Coromandel, Chanel
Gabrielle Chanel era fascinada pelos biombos chineses Coromandel, e esta fragrância traduz esse fascínio em forma de luxo olfativo. Um oriental âmbar com notas de incenso, ládano e benjoim que evocam riqueza, mistério e o tipo de elegância que só a Chanel sabe fazer.
Coromandel, Chanel
Reprodução
5. Chanel Nº5
O verdadeiro ícone. Lançado em 1923, Chanel Nº5 revolucionou a perfumaria ao quebrar padrões e propor uma fragrância abstrata e complexa. Aldeídos, jasmim, rosa de maio e almíscar formam um acorde que desafia o tempo e continua sendo a epítome do chic francês.
Margot Robbie é o novo rosto de Chanel Nº5
Divulgação Chanel
6. Mitsouko, Guerlain
Desde 1919, Mitsouko atravessa décadas com sua alma enigmática e sofisticada. Um chypre frutado que combina bergamota, canela, vetiver e pêssego com uma elegância silenciosa e duradoura.
Mitsouko, Guerlain
Reprodução
7. Angel, Mugler
O primeiro gourmand moderno, Angel causou impacto com sua doçura intensa de praline e baunilha, mas logo se firmou como um clássico ousado e cheio de personalidade. É um perfume que não pede licença: chega chegando, com confiança e um toque de irreverência doce.
Perfume Angel, de Thierry Mugler (Foto: @muglerofficial)
Vogue
Revistas Newsletter
8. Opium, YSL Beauty
Em 1977, Yves Saint Laurent lançou Opium como extensão olfativa de sua coleção outono-inverno inspirada na China — uma fragrância envolvente, provocadora e absolutamente fora do comum. Yves supervisionou pessoalmente cada etapa do processo criativo: da escolha das notas ao formato do frasco, passando pelo kit de divulgação que ele mesmo idealizou e pela icônica campanha com Jerry Hall fotografada por Helmut Newton. Apesar de referências orientais já serem familiares à moda e à perfumaria, o nome Opium causou alvoroço imediato, principalmente nos Estados Unidos, por sua associação explícita com a droga. O escândalo, no entanto, apenas impulsionou sua popularidade.
Perfume Opium YSL
Divulgação
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!