Columbus, Ohio
Hora local: 03:57
Temperatura: 10.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

6 hábitos que acabam com a vida útil do celular Motorola — e como evitar


Alguns hábitos, embora pareçam inofensivos, acabam com a vida útil do celular Motorola. Exposição prolongada ao sol e à umidade podem, por exemplo, causar danos ao aparelho — desde os mais simples até os mais graves. Entre os problemas mais comuns estão o superaquecimento, travamentos e desligamentos forçados. Outro hábito que compromete a durabilidade do telefone é não atualizar o sistema operacional. Nas próximas linhas, confira seis hábitos que acabam com a vida útil do celular Motorola.
🔎 6 apps nativos que todo dono de celular Motorola deveria usar
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
6 hábitos que acabam com a vida útil do celular Motorola
Ana Letícia Loubak/TechTudo
📝 Celular Motorola travando, o que pode ser? Veja no fórum do TechTudo
6 hábitos que acabam com a vida útil do celular Motorola
No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
Deixar o celular em locais muito úmidos
Não proteger o celular contra poeira, areia e outros resíduos
Deixar o celular exposto ao sol por tempo demais
Não atualizar o sistema operacional com frequência
Não verificar o consumo de memória RAM
Não usar um antivírus no celular
1. Deixar o celular em locais muito úmidos
Certamente você já levou o celular para o banheiro, deu play em uma música e entrou em um banho quente. Bom, né? Para você, sim — mas para o telefone, isso pode encurtar (e muito) sua vida útil. A umidade gerada pelo vapor da água quente pode oxidar peças internas do dispositivo, causar curtos-circuitos, problemas na tela e até choques elétricos. O mesmo vale para o acúmulo de água no interior do aparelho. Por mais que alguns modelos contem com certificações de resistência à água, sempre há um limite. Até mesmo o simples ato de manusear o celular com as mãos molhadas pode causar danos irreversíveis.
Deixar o celular em locais muito úmidos causa danos ao aparelho
Letícia Rosa/TechTudo
2. Não proteger o celular contra poeira, areia e outros resíduos
Apesar de os celulares das linhas intermediária e premium terem certificações contra poeira, areia e outros resíduos, é importante mantê-los longe desses ambientes. O acúmulo de partículas pode comprometer o desempenho e a durabilidade do aparelho. Poeira e areia podem atingir componentes internos sensíveis, como a placa-mãe e o processador, levando até à perda total do dispositivo. Além disso, os grãos podem obstruir sistemas de ventilação e causar superaquecimento. Outros problemas incluem falhas de conexão, caso os resíduos se acumulem nas entradas do carregador e dos fones de ouvido, e danos à tela.
Proteja o celular Motorola contra poeira, areia e outros resíduos
Letícia Rosa/TechTudo
3. Deixar o celular exposto ao sol por tempo demais
Se nem você gosta de ficar exposto ao sol, por que deixar o seu celular nessa situação? A exposição a altas temperaturas pode causar uma série de problemas ao Motorola, desde os mais leves até os mais graves. Num primeiro momento, o aparelho somente esquenta. À primeira vista, isso pode parecer algo bobo, mas além de causar desconforto ao segurá-lo, o superaquecimento afeta diretamente o desempenho do dispositivo, provocando travamentos, danos à tela ou até desligamentos forçados. O problema é ainda mais sério quando a bateria passa a ser afetada. O primeiro sinal é a perda de desempenho do componente. Em seguida, pode ocorrer o estufamento, que exige remoção imediata para evitar — ainda que raro — o risco de explosão. Por isso, evite expor seu Motorola ao sol por períodos prolongados. As consequências podem ser desastrosas.
Evite deixar o celular Motorola exposto ao sol
Letícia Rosa/TechTudo
4. Não atualizar o sistema operacional com frequência
Não atualizar o sistema operacional do Motorola com frequência é um erro grave e com consequências sérias. A ausência de atualizações vai muito além da perda de novos recursos que costumam ser adicionados ao software. Os updates geralmente incluem correções de bugs e novos patches de segurança, que protegem o aparelho contra ataques externos e aprimoram o desempenho do sistema. Ao deixar de atualizar seu Motorola, o dispositivo perde essas correções e camadas adicionais de proteção. Na prática, o celular se torna vulnerável e vira m alvo mais fácil para hackers, além de apresentar uma queda significativa no desempenho durante o uso.
Mantenha o sistema operacional do Motorola atualizado
Gisele Barros/TechTudo
5. Não verificar o consumo de memória RAM
Embora a Motorola ofereça dispositivos com boa capacidade de memória RAM, não verificar o consumo desse recurso é um hábito ruim que pode causar problemas no celular, como lentidão e travamentos. É verdade que os aparelhos Android contam com um sistema de gerenciamento inteligente, mas o recomendado é que você faça um monitoramento periódico da RAM. Assim, é possível identificar aplicativos que estejam consumindo recursos de forma excessiva e, se necessário, desinstalá-los ou encerrá-los para preservar o desempenho do dispositivo.
Faça o monitoramento do consumo de memória RAM
Letícia Rosa/TechTudo
6. Não usar um antivírus no celular
Por fim, outro hábito que acaba com a vida útil do Motorola é não usar um antivírus no celular. Muitos usuários acreditam que seus dispositivos não precisam desse tipo de proteção — e estão completamente errados. É verdade que o Play Protect, serviço integrado à Google Play Store, oferece alguma defesa ao realizar inspeções em tempo real nos aplicativos instalados. Mas isso é só isso. Os ataques podem ocorrer por outras vias, como o acesso a sites infestados por vírus via navegador ou por meio de links enviados por e-mail e redes sociais. Então, se você deseja manter seu Motorola funcionando bem por muitos anos, tenha um antivírus instalado no aparelho. Opções não faltam: Avast!, McAfee, Norton, Kasperksy e outros.
Instale um antivírus para prolongar a vida útil do Motorola
Letícia Rosa/TechTudo
Com informações de Motorola (1 e 2), ZDNET e TechTudo
Mais do TechTudo
Veja também: 5 celulares da Motorola que valem o preço!
5 celulares da Motorola que valem o preço!