bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:32
Temperatura: 7.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

3I/ATLAS | Sonda da NASA pode ser atingida por partícula do cometa interestelar

Descoberta Científica: Partículas do Cometa 3I/ATLAS Podem Atingir Nave da NASA

Uma pesquisa realizada por cientistas europeus revelou que a nave espacial Europa Clipper, da NASA, pode ser atingida por partículas da cauda iônica do cometa interestelar 3I/ATLAS. O estudo, publicado na plataforma de artigos pré-impressos arXiv, foi conduzido por Samuel Grant, pesquisador do Instituto Meteorológico Finlandês, e Geraint Jones, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Os cientistas desenvolveram um programa chamado Talicatcher, um código de computador capaz de rastrear o movimento de materiais carregados pelo vento solar. Com isso, eles verificaram que o alinhamento entre a nave, o objeto interestelar e o Sol deve ocorrer entre 30 de outubro e 6 de novembro, proporcionando uma grande oportunidade para coletar amostras do material do cometa.

O que são Partículas Iônicas?

As partículas iônicas são formadas à medida que o cometa se aproxima do Sol, como resultado do aumento da temperatura causado por esse movimento. O calor faz com que bolsões de gás do corpo celeste se expandam e explodam, liberando material no espaço.

De acordo com Grant, “Praticamente não temos dados sobre o interior de cometas interestelares e os sistemas estelares que os formaram. Amostrar a cauda dessa forma é o mais próximo que podemos chegar atualmente de uma amostra direta de tal objeto e, portanto, de uma parte diferente da galáxia”.

Condições para a Detecção das Partículas

A detecção das partículas iônicas depende de pelo menos três condições principais:

  • O vento solar precisa fluir na direção correta;
  • O vento solar precisa ser forte o suficiente para transportar íons mais pesados até a espaçonave;
  • A paralisação temporária do governo dos Estados Unidos não pode influenciar a detecção.

Caso essas condições sejam atendidas, a Europa Clipper pode coletar amostras do material do cometa, proporcionando valiosas informações sobre o interior de cometas interestelares e os sistemas estelares que os formaram.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link