bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:25
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Carros Antigos que Poderão Ter Placa Preta a Partir de 2026

Para os colecionadores de carros antigos, a placa preta é um símbolo de orgulho e distinção. No entanto, para que um veículo possa ostentar essa identificação, é necessário atender a certos requisitos estabelecidos pelo Contran. A partir de 2026, três modelos antigos bastante queridos pelo consumidor brasileiro passarão a fazer parte dessa seleta lista.

Antes de revelar quais carros poderão ter placa preta, é importante lembrar as exigências para que um veículo possa ser considerado um modelo de coleção. De acordo com a resolução número 56 do Contran, os carros precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • Terem sido fabricados há mais de 30 anos;
  • Conservarem suas características originais de fabricação em, no mínimo, 80%;
  • Terem um certificado de originalidade aprovado pelos clubes credenciados ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Agora, vamos elencar três modelos que, se cumprirem as exigências, entrarão para o seleto grupo a partir de 2026:

  • Chevrolet Vectra (2ª geração): Lançado no Brasil em fevereiro de 1996, o Chevrolet Vectra de 2ª geração é um dos muitos carros fabricados naquele ano que, a partir do segundo mês de 2026, estará apto a receber a placa preta.
  • Fiat Palio: O Palio chegou ao Brasil com a missão de tirar o Volkswagen Gol da liderança do ranking dos carros mais vendidos do país e, em 1997, obteve êxito na missão. A partir de 2026, todo “papa-Gol” fabricado em 1996 terá o privilégio de desfilar por aí de placa preta, desde que cumpra os requisitos.
  • Ford Fiesta: Vamos encerrar a lista de carros antigos que poderão ter placa preta em 2026 com um modelo que, em breve, poderá voltar ao line-up oficial da montadora, mas em versão 100% elétrica: o Ford Fiesta. Enquanto não “renasce das cinzas” como fruto da fusão entre a montadora estadunidense e a Renault, o Fiesta “velhinho”, ano/modelo 1996, está apto a se tornar item de colecionador em 2026, desde que se enquadre nas regras pré-determinadas.

Esses modelos, se cumprirem as exigências, poderão ostentar a placa preta e se tornar itens de coleção para os amantes de carros antigos. É importante lembrar que a placa preta é um símbolo de distinção e orgulho para os colecionadores, e esses modelos terão a oportunidade de se juntar a essa seleta lista a partir de 2026.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link