O Ano de Pernambuco: 2025
2025 foi um ano marcante para Pernambuco, com diversas conquistas que levaram o estado para o mundo. O cantor João Gomes e o filme “O Agente Secreto” foram alguns dos destaques que colocaram Pernambuco no mapa cultural e artístico.
O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi pré-selecionado para concorrer ao Oscar 2026 e já está concorrendo ao Globo de Ouro 2026. Além disso, o diretor conquistou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes.
Já João Gomes, com apenas 23 anos, triunfou em Las Vegas, recebendo o Grammy Latino de melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa. Ele também arrebatou cinco categorias do Prêmio Multishow 2025 e encerrou o ano dividindo o palco com Roberto Carlos no especial de final de ano da TV Globo.
Outro destaque foi Jhon Xavier, que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar medalha em um Mundial de Base no pentatlo moderno e foi reconhecido como melhor da modalidade no Prêmio Brasil Olímpico 2025.
- O Recife dos anos 1970 voltou aos cinemas com “O Agente Secreto”.
- João Gomes triunfou em Las Vegas com o Grammy Latino.
- Jhon Xavier conquistou medalha em um Mundial de Base no pentatlo moderno.
Essas conquistas não são surpreendentes, considerando a rica história cultural de Pernambuco. O estado é berço de luminares como o poeta João Cabral de Melo Neto, a escritora Clarice Lispector e o músico Luiz Gonzaga.
A capital, Recife, é uma grande metrópole brasileira desde o começo do século 20 e sempre foi um grande centro cultural. A cidade é um porto brasileiro mais próximo da Europa e é onde chegam todas as grandes novidades europeias.
Além disso, a cidade gerou muitas outras novidades culturais, como o frevo do início do século 20, o Manifesto Tropicalista de 1968 e os movimentos musicais batizados de mangue beat e psicodelia nordestina.
O comunicador Leo Paiva afirma que a nova safra da cultura pernambucana é resultado de um cultivo meticuloso. “O pernambucano ama a sua própria cultura e tem um prazer imenso em valorizar os seus. Isso é uma escola, é uma aula sobre como amar a própria cultura é importante”, afirma.
Com um PIB que cresceu 2% no terceiro trimestre de 2025, Pernambuco se prepara para mais um de seus grandes momentos, o Carnaval com seus frevos e o maracatu. A festa atraiu mais de 2,3 milhões de turistas para o estado em 2025.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link