É possível vasculhar no catálogo do Amazon Prime Video filmes com finais surpreendentes que podem dar um nó na cabeça e te deixar chocado . O serviço da Amazon possui um vasto catálogo de títulos originais e licenciados. Uma boa parcela dessas obras conquistaram o público e crítica por apresentarem narrativas que rompem as expectativas do espectador com plot twists mirabolantes, personagens icônicos e finais com diferentes interpretações.
É o caso dos longas Os Outros (2001), O Silêncio dos Inocentes (1991), Oldboy (2003) e Ilha Do Medo (2010), que fazem parte do acervo do Prime Video sem a necessidade de assinaturas adicionais ou compra e aluguel. Nessa lista do TechTudo você confere 12 produções que vão te chocar do começo ao fim. Na lista há informações sobre enredo, elenco e notas dos portais especializados.
🎬Lançamentos do Amazon Prime Video em setembro: veja estreias de filmes e séries
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Oldboy (2003) fez o cinema sul-coreano ficar famoso no mundo inteiro
Divulgação/Prime Video
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Acompanhe cada filme da lista a seguir:
Os Outros (2001)
Donnie Darko (2001)
Oldboy (2003)
Amnésia (2001)
Um Jantar Entre Espiões (2022)
Clube da Luta (1999)
O Silêncio dos Inocentes (1991)
Sicario: Terra de Ninguém (2015)
Ex Machina: Instinto Artificial (2015)
Coerência (2014)
Ilha Do Medo (2010)
O Grande Truque (2006)
1. Os Outros (2001)
Poucos anos depois de O Sexto Sentido (1999) explodir cabeças mundo afora com seu final inesperado, o diretor chileno Alejandro Amenábar (Mar Adentro), junto com o astro Tom Cruise (franquia Missão Impossível) na produção executiva, lançaram o igualmente surpreendente Os Outros. Estrelado por Nicole Kidman (Expats), Christopher Eccleston (True Detective), Fionnula Flanagan (Quatro Irmãos) e Alakina Mann (Moça com Brinco de Pérola), o título tem nota 7,6 entre os usuários no IMDb e 84% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a dona de casa Grace Stewart (Kidman) cuida sozinha dos filhos desde que seu marido foi convocado e não deu mais notícias. As crianças são portadoras de fotossensibilidade e Grace faz de tudo para protegê-las na mansão onde vivem. No entanto, eles são atormentados por intromissões inexplicáveis, que insistem em deixar a luz entrar na casa. A desconfiança da dona de casa é que espíritos invadiram a casa onde vivem.
Os Outros tem a produção executiva de Tom Cruise
Reprodução/IMDb
2. Donnie Darko (2001)
No mesmo ano de Os Outros, o diretor iniciante Richard Kelly (A Caixa) conquistou o público adolescente e jovem com um drama indie cheio de simbologias e múltiplas interpretações. Donnie Darko conta com um elenco formado pelos astros Jake Gyllenhaal (Os Suspeitos), Maggie Gyllenhaal (A Filha Perdida), Drew Barrymore (As Panteras), Patrick Swayze (Dirty Dancing) e Jena Malone (Jogos Vorazes). O título, considerado cult até hoje, recebeu 87% de aprovação no RT e nota 8 no IMDb.
Nos anos 1980, acompanhamos a vida do adolescente Donnie (Gyllenhaal). Pouco sociável e de temperamento melancólico, ele sofre com alucinações devido à insônia. Um homem vestido de coelho passa a lhe atormentar frequentemente anunciando o fim do mundo em apenas um mês. Enquanto isso, Donnie presencia situações interpressoais igualmente surrais na cidade onde vive.
Em Donnie Darko, Jake Gyllenhaal é um um jovem assombrado por um coelho
Reprodução/Flashstar Filmes
3. Oldboy (2003)
Hoje conhecida pelos doramas, a Coreia do Sul teve sua produção audiovisual em destaque mundialmente graças a Oldboy. Misturando suspense e ação, o longa do diretor Park Chan-wook (A Criada) narra a história de um executivo que foi raptado e mantido em cárcere por 15 anos. Após ser libertado sem maiores explicações, ele tenta descobrir quem fez isso e quais os motivos por trás do rapto. Cada pista o leva para um estranho acontecimento do seu passado.
Estrelado por Choi Min-sik (A Próxima Aposta), Kang Hye-jung (Lady Vingança) e Yoo Ji-tae (Vigilante), Oldboy fez tanto sucesso mundo afora que chegou a receber um remake estadunidense estrelado por Josh Brolin (Vingadores: Guerra Infinita) e dirigido por Spike Lee (Infiltrado na Klan). O longa conseguiu nota 8,3 no IMDb e aprovação de 83% (selo “fresh”) no Rotten Tomatoes.
Oldboy é clássico sul-coreano, que ganhou remake nos Estados Unidos
Reprodução/IMDb
4. Amnésia (2001)
Diferentes de outros filmes da lista que preparam o espectador para um desfecho com reviravoltas, Amnésia já chega dando um nó na cabeça do espectador com seu enredo composto por diferentes linhas narrativas. A obra do diretor Christopher Nolan (Oppenheimer) acompanha um homem desmemoriado desde que sua esposa foi assassinada. Utilizando-se de anotações e tatuagens pelo corpo, ele junta pistas para tentar descobrir o que aconteceu, ao mesmo tempo que tenta se livrar de desafetos que querem lhe matar.
Guy Pearce (O Conde de Monte Cristo), Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano (ambos em Matrix) protagonizam o longa que rendeu a Nolan sua primeira indicação ao Oscar, na categoria Melhor Roteiro. Entre o público, Amnésia possui nota 8,4 no IMDb; já entre a crítica, a aprovação é de 93% (selo “fresh”) no Rotten Tomatoes.
Amnésia é o segundo longa de Nolan nos cinemas. Na trama, um homem desmemoriado tenta desvendar o assassinato de sua esposa
Reprodução/JustWatch
5. Um Jantar Entre Espiões (2022)
Chris Pine (Mulher-Maravilha), Thandiwe Newton (Westworld), Jonathan Pryce (The Crown), Laurence Fishburne (Homem-Formiga 2), David Dawson (Meu Policial) e Corey Johnson (Hellboy). Só esse elenco de astros já é motivo suficiente para conferir Um Jantar Entre Espiões, thriller de ação exclusivo do Prime Video. O longa é uma adaptação do diretor dinamarquês Janus Metz Pedersen (Armadillo) para o romance do escritor estadunidense Olen Steinhauer.
Após um vazamento interno dentro da CIA causar a morte de milhares de pessoas, a agência de inteligência convoca o espião Henry Pelham (Pine) para descobrir o responsável. Ele conta com a ajuda inesperada de Celia Harrison (Newton), colega de espionagem e ex-namorada. Mesmo com um histórico turbulento, os dois precisam deixar as diferenças de lado para encontrarem o informante. A produção recebeu 63% de aprovação no RT e nota 6,1 no IMDb.
Thandiwe Newton e Chris Pine estrelam esse thriller de espionagem dirigido por Janus Metz
Reprodução/The Movie Database
6. Clube da Luta (1999)
Depois que Clube da Luta foi lançado nos cinemas, a primeira e segunda regra sobre não falar o grupo foi completamente desrespeitada. O longa do diretor David Fincher (O Assassino) se tornou um sucesso cult mundial, muito graças a atuação de Brad Pitt (Ad Astra), Edward Norton (O Incrível Hulk) e Helena Bonham Carter (Enola Holmes). O longa baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk possui aprovação de 81% no RT e nota 8,8 no IMDb.
Um funcionário de uma empresa de seguros (Norton) está insatisfeito com a própria vida e com a insônia que o consome. Durante uma viagem, ele conhece Tyler Durden (Pitt), um carismático vendedor de sabonetes que leva uma vida bem mais interessante. Juntos, eles formam um um grupo secreto para que homens frustrados resolvam suas queixas existênciais na base da violência. No entanto, não demora muito para que o “clube da luta” se torne uma guerrilha urbana.
Clube da Luta é baseado em um romance de Chuck Palahniuk
Reprodução/IMDb
7. O Silêncio dos Inocentes (1991)
Jodie Foster (True Detective) e Anthony Hopkins (Meu Pai) protagonizaram um dos maiores suspenses policiais da história do cinema. Baseado no romance de Thomas Harris, O Silêncio dos Inocentes é focado na investigação de Clarice Starling (Foster), uma investigadora de polícia que está na caçada de um serial killer de mulheres conhecido como “Buffalo Bill”. Sem muito apoio dos seus colegas, ela pede orientações ao criminoso Hannibal Lecter (Hopkins), um homem com histórico de canibalismo.
Dirigido por Jonathan Lemme (Filadélfia), o longa ainda conta com a presença de Ted Levine (Ilha do Medo) e Scott Glenn (Legado Bourne). O filme chegou a receber cinco Oscars nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Demme), Melhor Ator (Hopkins), Melhor Atriz (Foster) e Melhor Roteiro Adaptado (Ted Tally). Entre público e crítica, o filme possui nota 8,6 no IMDb e aprovação de 95% no Rotten Tomatoes.
Antes de True Detective, Jodie Foster interpretou uma investigadora de assassinatos em O Silêncio dos Inocentes
Reprodução/JustWatch
8. Sicario: Terra de Ninguém (2015)
Após conquistar Hollywood com o enredo de Os Suspeitos, o diretor canadense Denis Villeneuve surrpreendeu novamente o público e crítica com o longa Sicario: Terra de Ninguém. A trama contou co a presença dos astros Emily Blunt (O Diabo Veste Prada), Benicio del Toro (Guardiões da Galáxia), Daniel Kaluuya (Corra!), Jon Bernthal (The Walking Dead) e Josh Brolin. O título recebeu aprovação de 92% no RT (selo “fresh”) e nota 7,7 no IMDb.
O agente do FBI Matt Graver (Brolin) atravessa a fronteira do México para investigar as atividades de cartéis de drogas locais, que agora são consideradas terroristas pelo governo americano. Com ajuda de Alejandro Gillick (Toro), um sicário local, Graver elabora um ousado plano para eclodir uma guerra entre diferentes grupos que atuam no crime organizado.
Emily Blunt, Victor Garber, Hank Rogerson, Daniel Kaluuya em Sicario
Divulgação/IMDb
9. Ex_Machina: Instinto Artificial (2014)
O diretor Alex Garland (Guerra Civil) narra os dramas existênciais que envolvem os avanços da inteligência artificial e da robótica no longa Ex_Machina: Instinto Artificial. Integram o elenco Domhnall Gleeson (Questão de Tempo), Alicia Vikander (Tomb Raider) e Oscar Isaac (Duna). Na trama, o programador Calleb Smith (Gleeson) tem a chance de conhecer uma robô dotada de inteligência artificial criada por Nathan (Isaac), um gênio recluso.
Ao passar dos dias, Calleb descobre que entre criador e criatura há uma estranha relação que pode explodir em revolta a qualquer momento. Na visão da crítica, o filme recebeu aprovação de 92% no Rotten Tomatoes, enquanto entre o público a nota é de 7,7no IMDb.
Ex Machina aborda os avanços da inteligência artificial e da robótica
Reprodução/IMDb
10. Coerência (2014)
Dirigido de forma independente por James Ward Byrkit (Rango), Coerência é a prova de que não é necessário grandes recursos para fazer obras mirabolantes e geniais. A história começa em um jantar que reúne um grupo de amigos para ver a passagem de um cometa. Porém, um blecaute afeta a cidade, causando perturbações nas noções de espaço-tempo da região e no juízo de todos os amigos.
No elenco, Byrkit conta com a presença de Emily Baldoni (É Assim que Acaba), Maury Sterling (Homeland) e Nicholas Brendon (A Babá). Entre a crítica, Coerência recebeu aprovação de 89% (com selo “Certified Fresh”). No IMDb, a votação do público garantiu ao longa nota 7,2.
O longa-metragem Coerência foi bem recebido pela crítica especializada
Divulgação/Metrodome Distribution
11. Ilha Do Medo (2010)
Se você procura um filme com final aberto para pensar em diferentes teorias, então vá assistir agora mesmo Ilha do Medo. Com direção do consagrado Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores) e com roteiro baseado no livro homônimo de Dennis Lehane, o filme se passa na década de 1950. O policial Edward “Teddy” Daniels e seu novo parceiro Chuck Aule viajam até um hospital para criminosos insanos para investigar o desaparecimento de uma paciente. Porém, Teddy fica preso a um jogo psicótico onde passa a duvidar de sua própria sanidade.
Fazem parte do elenco principal Leonardo DiCaprio (O Grande Gatsby), Mark Ruffalo (De Repente, 30), Ben Kingsley (Gandhi) e Michelle Williams (Os Fabelmans). Ilha do Medo rendeu nota de 8,2 no IMDb e aprovação de 69% no Rotten Tomatoes.
Final de A Ilha do Medo até hoje gera mistério entre os fãs
Reprodução/The Movie Database
12. O Grande Truque (2006)
Christopher Nolan volta à lista com o longa O Grande Truque, drama de época inspirado no livro The Prestige, de Christopher Priest. Christian Bale (Pálido Olho Azul) e Hugh Jackman (Deadpool vs. Wolverine) estão no elenco principal junto com Scarlett Johansson (Viúva Negra), Michael Caine, Rebecca Hall (Godzilla vs. Kong: O Novo Império), Andy Serkis (Andor) e o cantor David Bowie (Fome de Viver). O longa recebeu nota 8,5 no IMDb e aprovação de 76% da crítica no Rotten Tomatoes (com selo “fresh”).
No final do século XIX, os amigos Robert Angier (Jackman) e Alfred Borden (Bale) querem ser os novos nomes do ilusionismo na Inglaterra. Porém, a amizade é rompida quando Robert, agora trabalhando sozinho, quer superar Alfred realizando números cada vez mais mirabolantes. Mas o que Robert quer saber é como Alfred faz uma mágica de teletransporte que não conseguiu ser desvendada por outros mágicos.
O Grande Truque conta com uma participação especial de David Bowie
Reprodução/IMDb
Com informações de Amazon Prime Video, IMDb e Rotten Tomatoes
📽️Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Mais do TechTudo
Initial plugin text