bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:57
Temperatura: 4.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

12 filmes de faroeste antigos para assistir antes de morrer


Os filmes de faroeste antigos são um verdadeiro tesouro da história do cinema, com tramas clássicas de um gênero que dominou a indústria cinematográfica na primeira metade do século XX. Três Homens em Conflito (1966), Matar ou Morrer (1952) e No Tempo das Diligências (1939) são alguns títulos fundamentais para quem quer conhecer o melhor do western, e o melhor de tudo é que você encontra essas e outras obras icônicas pelos catálogos das principais plataformas de streaming, como Amazon Prime Video, Disney+ e HBO Max.
Pensando nisso, o TechTudo listou 12 filmes de faroeste antigos que você precisa assistir antes de morrer! Confira enredos clássicos de Velho Oeste, elencos estrelados pelos principais astros do bangue-bangue, repercussões entre crítica e público e saiba onde encontrar cada obra.
🎬 10 filmes de faroeste novos tão bons quanto os clássicos do ‘bangue bangue’
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Matar ou Morrer é um clássico que você não pode deixar de assistir
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
O TechTudo reuniu os seguintes filmes de faroeste antigos:
Três Homens em Conflito (1966)
O Tesouro de Sierra Madre (1948)
Matar ou Morrer (1952)
Onde Começa o Inferno (1959)
Por um Punhado de Dólares (1964)
Winchester ’73 (1950)
Pequeno Grande Homem (1970)
No Tempo das Diligências (1939)
O Cavaleiro Solitário (1985)
Rio Vermelho (1948)
O Meu Melhor Companheiro (1957)
Sangue de Heróis (1948)
1. Três Homens em Conflito (1966)
Com uma trama ambientada na Guerra de Secessão, a Guerra Civil Americana, esse clássico acompanha o pistoleiro conhecido como “o estranho sem nome” em busca de um tesouro perdido no Velho Oeste, ao lado de um caçador de recompensas e um bandido. Trata-se do segundo filme da Trilogia dos Dólares, protagonizada por Clint Eastwood (Por um Punhado de Dólares) e dirigida por Sergio Leone (Era Uma Vez no Oeste).
Além de Eastwood, estrelam a produção Eli Wallach (Sete Homens e um Destino) e Lee Van Cleef (Fuga de Nova York). Disponível no Amazon Prime Video, Três Homens em Conflito foi aclamado com 97% de aprovação tanto da crítica quanto do público no Rotten Tomatoes e nota 8,8 no IMDb.
Cena do “impasse mexicano”, termo que ficou famoso em Três Homens em Conflito
Reprodução/The Movie Database
2. O Tesouro de Sierra Madre (1948)
Essa clássico em preto e branco gira em torno de dois amigos falidos que sofrem um golpe e decidem começar a investir em minérios, após o conselho de um experiente minerador. Contudo, quando eles descobrem um tesouro perdido, a ganância passa a ameaçar a amizade dos dois. Baseado no romance de mesmo nome escrito por B. Traven, O Tesouro de Sierra Madre conta com Humphrey Bogart (Casablanca), Walter Huston (Almas em Fúria), Tim Holt (No Campo Inimigo) e Bruce Bennett (Tarzan, Defensor da Selva) no elenco principal, enquanto John Huston (Chinatown) assina a direção.
Multipremiado no Oscar e no Globo de Ouro, o filme está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video, no Apple TV+ e no YouTube. No Rotten Tomatoes, a obra alcançou aclamação total (100%) da crítica e 93% de aprovação do público. No IMDb, recebeu nota 8,2 dos usuários da plataforma.
Cena de O Tesouro de Sierra Madre, clássico western da década de 40
Reprodução/IMDb
3. Matar ou Morrer (1952)
Com uma narrativa marcada pelos acontecimentos em tempo real, Matar ou Morrer apresenta um xerife com planos para aposentadoria que descobre no dia do próprio casamento que um criminoso preso por ele no passado fugiu e quer se vingar. Decidido a não mais largar a carreira, o xerife encara o inimigo em uma luta solitária.
Estrelada por Gary Cooper (Sargento York), Grace Kelly (Janela Indiscreta) e Ian MacDonald (Meio-dia) e dirigida por Fred Zinnemann (A Um Passo da Eternidade), a obra alcançou 95% de aprovação da crítica e 89% do público no Rotten Tomatoes, além da nota 7,9 no IMDb, e está faz parte do catálogo do Telecine.
Gary Cooper como o xerife protagonista de Matar ou Morrer
Reprodução/IMDb
4. Onde Começa o Inferno (1959)
O icônico John Wayne (Bravura Indômita) estrelou essa trama de embate entre um destemido xerife e um poderoso latifundiário, em que o protagonista forma uma aliança com ex-delegado alcoólatra, um jovem pistoleiro e um guarda experiente para enfrentar o fazendeiro, após prender o irmão do inimigo por assassinato.
Dean Martin (Onze Homens e Um Segredo), Angie Dickinson (Police Woman) e Ricky Nelson (As Aventuras de Ozzie e Harriet) completam o elenco principal, enquanto Howard Hawks (Scarface – A Vergonha de uma Nação) assina a direção. Disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video, no Apple TV+ e no YouTube, Onde Começa o Inferno conquistou 96% de aprovação da crítica e 90% do público no Rotten Tomatoes e nota 8 no IMDb.
O astro western John Wayne em Onde Começa o Inferno
Reprodução/IMDb
5. Por um Punhado de Dólares (1964)
Agora o primeiro filme da já citada Trilogia dos Dólares, esse clássico dos faroestes ‘espaguete’ estrelado por Clint Eastwood (Três Homens em Conflito) apresenta o pistoleiro sem nome, que é muito habilidoso e passa a ser disputado por duas gangues rivais. Ambientada em San Miguel, cidade entre os Estados Unidos e o México, a história foi dirigida por Sergio Leone (Era uma Vez no Oeste) e conta também com Gian Maria Volonté (O Círculo Vermelho) no elenco principal. Disponível no Amazon Prime Video para assinantes MGM+, Por um Punhado de Dólares atingiu 98% de aprovação da crítica e 91% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb.
Por Um Punhado de Dólares é o grande destaque de Clint Eastwood nos cinemas
Reprodução/The Movie Database
6. Winchester ’73 (1950)
Esse clássico bangue-bangue gira em torno de um aventureiro e seu melhor amigo que vencem um concurso de tiro no Kansas e são premiados com um rifle Winchester ’73, arma bastante valorizada na época. No entanto, após um antigo rival roubar o prêmio, o protagonista inicia uma saga de perseguição pelo Velho Oeste. Estrelado por James Stewart (Janela Indiscreta) e com direção de Anthony Mann (El Cid), o longa conta também com Shelley Winters (O Diário de Anne Frank), Dan Duryea (Almas Perversas) e Stephen McNally (O Ódio é Cego) no elenco principal. Com 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 86% do público e nota 7,6 no IMDb, a obra está disponível no Amazon Prime Video com a assinatura Looke.
Winchester 73′ é mais um clássico de perseguição pelo Velho Oeste
Reprodução/IMDb
7. Pequeno Grande Homem (1970)
Apesar de não estar atualmente no streaming brasileiro, vale a pena você adicionar esse título na sua lista de filmes de faroeste antigos. A história é contada pelo protagonista Jack Crabb, de 121 anos, que encontra um homem que adora ouvir histórias. O centenário, então, relembra toda a sua trajetória, desde quando foi resgatado ainda criança pela tribo indígena dos Cheyennes até se tornar pistoleiro.
Com direção de Arthur Penn (Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas), Pequeno Grande Homem é estrelado por Dustin Hoffman (Rain Man), Faye Dunaway (Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas) e Chief Dan George (Josey Wales, o Fora da Lei) – esse último indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. A obra acumula 91% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 87% do público e nota 7,5 no IMDb.
Cena de perseguição no Velho Oeste do filme Pequeno Grande Homem
Reprodução/IMDb
8. No Tempo das Diligências (1939)
Outro clássico estrelado por John Wayne (Bravura Indômita), esse filme mostra um grupo de nove pessoas que precisa atravessar um território indígena no Arizona de carruagem e conta apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid para enfrentar guerreiros apaches. Além de Wayne, o elenco principal conta com Claire Trevor (Key Largo), Thomas Mitchell (…E o Vento Levou), John Carradine (As Vinhas da Ira), Andy Devine (O Homem que Matou o Facínora) e George Bancroft (Docas de Nova York).
Com direção de John Ford (Rastros de Ódio), No Tempo das Diligências foi premiado com dois Oscars, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Mitchell) e Melhor Trilha Sonora. Com aclamação total da crítica no Rotten Tomatoes (100% de aprovação) e 86% do público, além da nota 7,8 no IMDb, a obra está disponível no Telecine, no Amazon Prime Video para assinantes Looke e gratuitamente no Plex.
Cena do clássico No Tempo das Diligências, mais um filme estrelado por John Wayne
Reprodução/IMDb
9. O Cavaleiro Solitário (1985)
Clint Eastwood (Por um Punhado de Dólares) protagonizou e dirigiu essa trama sobre um justiceiro misterioso conhecido como Pregador que salva a líder de trabalhadores locais do Velho Oeste que foi atacada pelos capangas de um poderoso homem interessado no ouro da cidade. Michael Moriarty (Law & Order), Carrie Snodgress (Diário de uma Dona de Casa Louca), Chris Penn (Cães de Aluguel), Richard A. Dysart (L.A. Law) e Sydney Penny (All My Children) completam o elenco principal do longa, que está disponível na HBO Max. Indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes, O Cavaleiro Solitário conquistou 94% de aprovação da crítica e 83% do público no Rotten Tomatoes, além da nota 7,3 no IMDb.
Em O Cavaleiro Solitário, o icônico Clint Eastwood trabalhou como protagonista e diretor
Reprodução/IMDb
10. Rio Vermelho (1948)
Outra obra do astro John Wayne (Bravura Indômita) mostra a trajetória de um vaqueiro autoritário do Texas ao Missouri com seu filho adotivo. O trajeto é marcado por desentendimentos que ameaçam a relação entre pai e filho. Howard Hawks (Onde Começa o Inferno) e Arthur Rosson (The Burning Trail) assinam a direção do filme, co-estrelado por Montgomery Clift (Um Lugar ao Sol). Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Edição, Rio Vermelho está disponível no Amazon Prime Video para assinantes Looke. No Rotten Tomatoes, a produção foi superaclamada, com 100% de aprovação da crítica e 87% do público. Já no IMDb, recebeu nota 7,7.
Rio Vermelho também tem o protagonismo de John Wayne
Reprodução/The Movie Database
11. O Meu Melhor Companheiro (1957)
Esse faroeste produzido pela Disney é ambientado no Texas pós-Guerra Civil e conta a história de um menino que resgata um cachorro de rua e cria uma relação de amor verdadeiro com o animal. Dorothy McGuire (A Luz é para Todos), Fess Parker (Davy Crockett, o Rei das Fronteiras), Tommy Kirk (Felpudo, o Cão Feiticeiro), Kevin Corcoran (A Família Robinson) e Chuck Connors (O Homem do Rifle) formam o elenco principal do longa, dirigido por Robert Stevenson (Mary Poppins). Com 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 79% do público na mesma plataforma e nota 7,2 no IMDb, O Meu Melhor Companheiro está disponível no catálogo do Disney+.
O Meu Melhor Companheiro mostra o amor de um menino pelo seu cachorro
Reprodução/IMDb
12. Sangue de Heróis (1948)
Por fim, mais um clássico da filmografia de John Wayne (Bravura Indômita). A trama acompanha um tenente arrogante insatisfeito com o fato de ter sido mandado para o comando de um posto militar isolado no Arizona. Para chamar a atenção, ele tenta criar um conflito com indígenas locais, mas precisa superar os desafios de um capitão veterano de guerra.
Wayne co-estrela a produção com outro astro dos filmes de faroeste antigos, Henry Fonda (12 Homens e uma Sentença). Com direção de John Ford (Rastros de Ódio), Sangue de Heróis conquistou dois Oscars: Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora Original. Com aclamação total (100%) da crítica no Rotten Tomatoes, 83% de aprovação do público e nota 7,4 no IMDb, a obra pode ser conferida no Amazon Prime Video com a assinatura Looke.
O filme Sangue de Heróis é estrelado por dois ícones do western: Henry Fonda e John Wayne
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb, JustWatch, MyDramaList e Rotten Tomatoes.
🎥 Já prepara o lencinho, porque esses filmes vão te fazer chorar! 🤧
Já prepara o lencinho, porque esses filmes vão te fazer chorar! 🤧
Mais do TechTudo
Initial plugin text