Filmes premiados com o Oscar costumam voltar ao radar do público quando chegam à Netflix. A plataforma reuniu em seu catálogo algumas produções que marcaram época, emocionaram plateias e conquistaram a estatueta mais cobiçada de Hollywood. É a chance perfeita de rever clássicos ou conhecer histórias que fizeram história no cinema.
Entre os longas disponíveis estão dramas inspirados em fatos reais, cinebiografias impactantes, animações premiadas e até ficções científicas que atravessaram gerações. Além de entreter, muitos desses filmes abriram debates importantes e permanecem atuais mesmo anos depois de suas estreias.
De Steven Spielberg a Guillermo del Toro, passando por nomes como Tom Hanks, Robin Williams (1951-2014) e Margot Robbie, a lista reúne diretores e atores consagrados. As tramas na Netflix vão do jornalismo investigativo às aventuras extraordinárias, sempre entregando atuações marcantes e narrativas inesquecíveis.
A seguir, confira 10 filmes vencedores do Oscar que estão na Netflix e que você não pode perder:
E.T. – O Extra-Terrestre (1982)
Steven Spielberg conquistou o mundo com a amizade entre um garoto e um alienígena perdido. O clássico ganhou quatro Oscars técnicos e segue encantando gerações.
Forrest Gump (1994)
A vida de Forrest (Tom Hanks), um homem simples que atravessa décadas da história americana, rendeu ao longa seis Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.
Gênio Indomável (1997)
Matt Damon e Ben Affleck ganharam o Oscar de Roteiro Original com a história de um jovem gênio da matemática em busca de seu lugar no mundo.
Spotlight: Segredos Revelados (2015)
Um grupo de repórteres do jornal Boston Globe investiga casos de abuso sexual encobertos pela Igreja Católica. A denúncia abalou o mundo real e rendeu ao filme o Oscar de Melhor Filme.
Eu, Tonya (2017)
Margot Robbie brilha como a polêmica patinadora Tonya Harding, mas quem levou o Oscar foi Allison Janney, na categoria Atriz Coadjuvante.
Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
A animação inovadora apresentou Miles Morales ao grande público e venceu o Oscar de Melhor Animação.
Mank (2020)
David Fincher revisita os bastidores de Cidadão Kane (1941) com Gary Oldman no papel do roteirista Herman J. Mankiewicz. O filme levou duas estatuetas, incluindo Fotografia.
A Baleia (2022)
Brendan Fraser vive um professor recluso tentando se reconectar com a filha. O papel rendeu ao ator o Oscar de Melhor Ator.
Pinóquio por Guillermo del Toro (2022)
O cineasta mexicano recria o clássico com a técnica de stop-motion e levou o Oscar de Melhor Animação.
Godzilla Minus One (2023)
Ambientado no Japão devastado após a Segunda Guerra (1939-1945), o filme mostra a luta de sobreviventes contra a fúria de Godzilla. Aclamado pela crítica, venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e marcou a primeira vitória da franquia na premiação.
uol.com.br/">Tangerina.