Diversos filmes de faroeste consagrados são inspirados em livros que ajudaram a revolucionar o gênero ao ganharem vida no cinema. Entre romances épicos e narrativas biográficas, essas adaptações renderam clássicos modernos como Onde Os Fracos Não Têm Vez (2008) e O Regresso (2015), além de títulos mais antigos, como O Último Pistoleiro (1976) e Josey Wales: O Fora da Lei (1976), que seguem influenciando gerações. Por sorte, esses e outros filmes de bangue-bangue baseados em produções literárias podem ser assistidos nas plataformas Amazon Prime Video, HBO Max, Disney+, Mercado Play e mais.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista de boas recomendações de filmes com caubóis e pistoleiros que foram inspirados em textos da literatura e merecem destaque. A seguir, confira os títulos, enredo, elenco principal, opinião da crítica e onde assistir cada um.
🎬10 filmes de faroeste que são perfeitos do início ao fim
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Onde Os Fracos Não Têm Vez é um clássico faroeste moderno baseado no livro de mesmo nome escrito por Cormac McCarthy
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você encontra:
O Último Pistoleiro (1976)
O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007)
Josey Wales: O Fora da Lei (1976)
Onde Os Fracos Não Têm Vez (2008)
Rastros de Ódio (1956)
O Céu Mandou Alguém (1948)
Bravura Indômita (2010)
Appaloosa, Uma Cidade Sem Lei (2008)
O Regresso (2015)
O Pequeno Grande Homem (1970)
Bônus: Dança com Lobos (1990)
1. O Último Pistoleiro (1976)
Inspirado no romance The Shootist do autor Glendon Swarthout, esse clássico marca a despedida de John Wayne dos faroestes em uma história que reflete sua trajetória. Aqui, ele interpreta J.B. Books, um pistoleiro lendário que, ao descobrir estar com câncer, decide se aposentar em busca de paz. Contudo, seu passado violento o persegue, atraindo tanto inimigos quanto admiradores, e transformando sua busca por tranquilidade em um confronto inevitável.
Conduzido pelo cineasta Don Siegel (Perversa Paixão), o longa traz no elenco Lauren Bacall (À Beira do Abismo), James Stewart (A Felicidade Não se Compra) e Ron Howard (Loucuras de Verão). Considerado um faroeste melancólico e poético, o bangue-bangue obteve nota 7.6 no IMDb e 81% no Rotten Tomatoes. O Último Pistoleiro está disponível no Amazon Prime Video, via canal Looke.
Com direito a indicação ao Oscar, O Último Pistoleiro, lançado em 1976, marca a despedida de John Wayne dos faroestes
Reprodução/Onceuponatimeinawestern
2. O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007)
Baseado no livro homônimo de Ron Hansen, esse faroeste revisita com tom quase literário os últimos meses de vida do fora da lei mais famoso do Oeste. Jesse James, temido por uns e idolatrado por outros, planeja um novo assalto ao lado de jovens recrutas. Entre eles está Robert Ford, um admirador obsessivo cuja devoção gradualmente se transforma em inveja, resultando em a uma das traições mais emblemáticas da história americana.
Com direção de Andrew Dominik (O Homem da Máfia), o projeto é protagonizado por Brad Pitt (Bastardos Inglórios), que vive Jesse James, e Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar), indicado ao Oscar por sua atuação como Robert Ford. Disponível na HBO Max, o filme tem boas avaliações, registrando 7.5 pontos no IMDb e ganhando 87% da crítica no Rotten Tomatoes.
O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford é baseado na obra de Ron Hansen
Reprodução/IMDb
3. Josey Wales: O Fora da Lei (1976)
Adaptando o romance The Rebel Outlaw: Josey Wales, escrito por Forrest Carter, a trama acompanha a jornada de um fazendeiro que tem sua família assassinada por soldados da União durante a Guerra de Secessão. Movido pela vingança, o protagonista se junta às forças confederadas e inicia uma trajetória marcada por violência, fuga e, ao mesmo tempo, pela busca de um novo sentido para sua vida no Oeste selvagem.
O veterano Clint Eastwood (Três Homens em Conflito), além de dirigir, assume o papel principal, mostrando seu talento também por trás das câmeras. Ele atua ao lado de Chief Dan George (Pequeno Grande Homem), Sondra Locke (Impacto Fulminante) e Bill McKinney (Amargo Pesadelo). Bem visto pelos especialistas, o filme atingiu 7.1 pontos no IMDb e 91% no Rotten. O título Josey Wales: O Fora da Lei está disponível para aluguel no Prime Video e Apple TV+.
Ao ver a família ser assassinada, Josey Wales decide buscar vingança
Reprodução/Amazon Prime Video
4. Onde Os Fracos Não Têm Vez (2008)
A partir do romance de mesmo nome escrito por Cormac McCarthy, os irmãos Coen reinventam o faroeste em um cenário contemporâneo, combinando suspense, violência e crítica social. A trama segue Llewelyn Moss, um caçador que encontra uma maleta repleta de dinheiro no deserto texano, após um acordo de drogas fracassado. Ao tentar manter o dinheiro, passa a ser perseguido por Anton Chigurh, um assassino cruel e persistente.
Os diretores Joel e Ethan (Fargo) escalam para o elenco os atores Tommy Lee Jones (O Fugitivo), Javier Bardem (Duna) e Josh Brolin (Vingadores: Ultimato), que tiveram atuações aplaudidas pelos especialistas. Com a repercussão positiva, a obra ostenta avaliações de 8.2 no IMDb e 93% no Rotten Tomatoes. O clássico moderno Onde Os Fracos Não Têm Vez pode ser visto gratuitamente no Mercado Play ou alugado no Amazon Prime Video.
Onde os Fracos Não Têm Vez é baseado no romance de mesmo nome escrito por Cormac McCarthy
Divulgação/IMDb
5. Rastros de Ódio (1956)
Inspirado no romance The Searchers, do roteirista americano Alan Le May, Rastros de Ódio é um dos faroestes mais emblemáticos já produzidos em Hollywood. A trama segue Ethan Edwards, veterano da Guerra Civil, que retorna ao lar apenas para descobrir que sua família foi atacada por uma tribo Comanche. Movido pela sede de vingança, ele parte em uma longa jornada pelo Oeste, enfrentando dilemas que vão além da violência, explorando temas de ódio, preconceito e redenção.
Com a assinatura do cineasta John Ford (O Homem que Matou o Facínora), o clássico ainda tem John Wayne (Nos Tempos das Diligências) no papel principal, ao lado de Jeffrey Hunter (Rei dos Reis) e Vera Miles (Psicose). Reverenciado pela crítica como um divisor de águas no gênero, o filme alcançou 7.8 no IMDb e 87% no Rotten Tomatoes. Rastros de Ódio está disponível no Amazon Prime Video, por meio do canal Looke.
Rastros de Ódio é inspirado no romance The Searchers, do roteirista americano Alan Le May
Reprodução/Screen Rant
6. O Céu Mandou Alguém (1948)
Baseado na obra do autor Peter B. Kyne, esse longa dirigido por John Ford apresenta um faroeste de ação com drama moral e busca por redenção. A história acompanha três foras da lei que após um roubo fracassado fogem pelo deserto, onde encontram uma mulher gravida à beira da morte. Em um momento de compaixão, eles prometem arriscar suas vidas para levar a criança recém-nascida até Nova Jerusalém.
O elenco de O Céu Mandou Alguém reúne nomes como John Wayne (Nos Tempos das Diligências), Pedro Armendáriz (Fort Apache) e Harry Carey Jr. (Rio Grande), com participação de Ward Bond (Paixão dos Fortes). A obra tem aprovação de 7 pontos no IMDb e 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O filme está disponível no Amazon Prime Video, com o canal Looke.
Baseado na obra do autor Peter B. Kyne, O Céu Mandou Alguém, dirigido por John Ford apresenta um faroeste de ação com drama moral e busca por redenção
Reprodução/mereorthodoxy
7. Bravura Indômita (2010)
A segunda adaptação do romance True Grit, escrito por Charles Portis, traz de volta a essência do faroeste clássico com um olhar moderno dos irmãos Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez). A história gira em torno da jovem Mattie Ross, que busca justiça pelo assassinato de seu pai e contrata o xerife federal Rooster Cogburn, conhecido por sua brutalidade, para caçar o criminoso. Ao longo da jornada, a parceria improvável mostra a coragem e resiliência da protagonista.
O projeto é estrelado por Jeff Bridges (O Grande Lebowski), Hailee Steinfeld (Gavião Arqueiro) e Matt Damon (O Resgate do Soldado Ryan). Indicado a dez Oscars, o longa conquistou 7.6 no IMDb e 95% no Rotten Tomatoes, com selo Fresh. Bravura Indômita está disponível no Mercado Play e Paramount+, que pode ser adquirido como assinatura adicional no Prime Video.
Bravura Indômita é um longa-metragem de faroeste dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen
Reprodução/IMDb
8. Appaloosa, Uma Cidade Sem Lei (2008)
Adaptando o romance Appaloosa, do escritor Robert B. Parker, o filme traz um faroeste mais intimista, centrado na amizade entre dois pistoleiros veteranos contratados para restaurar a ordem em uma cidade aterrorizada por um fazendeiro violento. Contudo, a chegada de uma mulher misteriosa coloca em risco a lealdade entre eles.
Ed Harris (O Segredo do Abismo) assina a direção e também atua ao lado de Viggo Mortensen (Green Book: O Guia), Renée Zellweger (Judy) e Jeremy Irons (Reversal of Fortune). Apesar de menos popular que outros títulos do gênero, Appaloosa recebeu críticas positivas, angariando 6.7 pontos no IMDb e 77% de apoio no Rotten Tomatoes. Appaloosa, Uma Cidade Sem Lei está disponível para aluguel no Prime Video.
Appaloosa, Uma Cidade Sem Lei (2008)
Reprodução/Youtube Films
9. O Regresso (2015)
Considerado um clássico moderno, esse longa é inspirado no romance escrito por Michael Punke, que é baseado na história real de um caçador que viveu por volta de 1823. A trama segue Hugh Glass, um especialista em peles que é atacado por um urso e abandonado por seus companheiros, sendo dado como morto. Movido pela sede de vingança, ele luta contra a natureza para sobreviver e buscar justiça contra o homem que o traiu.
Conduzido por Alejandro González Iñárritu (Birdman), o longa rendeu a Leonardo DiCaprio (Assassinos da Lua das Flores) o Oscar de Melhor Ator. O elenco conta ainda com Tom Hardy (Mad Max: Estrada da Fúria), Domhnall Gleeson (Questão de Tempo) e Will Poulter (Maze Runner: Correr ou Morrer). Sucesso de crítica e público, O Regresso conquistou 8.0 pontos no IMDb e 78% dos especialistas no Rotten. O título está disponível no Disney+, Telecine e Amazon Prime Video, com canal extra.
O Regresso (2015) é inspirado no romance escrito por Michael Punke, que é baseado na história real de um caçador que viveu por volta de 1823
Divulgação/Netflix
10. O Pequeno Grande Homem (1970)
Baseado no romance satírico do romancista americano Thomas Berger, O Pequeno Grande Homem combina elementos de faroeste, drama e comédia. Narrado pelo velho Jack Crabb, interpretado por Dustin Hoffman (Rain Man), um homem branco que foi raptado por nativos americanos ainda criança. A trama percorre sua vida incluindo seus dias como pistoleiro, amores e desafios, como enfrentar o general George Custer.
Além de Hoffman, os astros Faye Dunaway (Chinatown) e Chief Dan George (Josey Wales: O Fora da Lei), o longa assinado por Arthur Penn (Bonnie e Clyde) completam o elenco principal. A recepção da crítica é positiva, com nota 7.5 no IMDb e 91% no Rotten Tomatoes. O Pequeno Grande Homem está disponível para aluguel na loja da Apple TV+.
Pequeno Grande Homem combina elementos de faroeste, drama e comédia
Divulgação/IMDb
11. Bônus: Dança com Lobos (1990)
Apesar de não estar disponível para streaming, no momento, Dança com Lobos é um longa épico, inspirado no romance homônimo de Michael Blake, que merece ser lembrado. A trama conta a história do tenente John Dunbar, um soldado que, após a Guerra Civil, escolhe se isolar em um posto remoto na fronteira oeste, fazendo ele se aproximar dos nativos e romper com o exército americano.
O astro Kevin Costner (Yellowstone) dirige e protagoniza o longa, acompanhado por Mary McDonnell (Donnie Darko) e Graham Greene (À Espera de um Milagre). Vencedor de sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção, Dança com Lobos também agradou os especialistas nos portais, registrando 8.0 pontos no IMDb e 87% de apoio no Rotten Tomatoes.
Dança com Lobos é um longa épico, inspirado no romance homônimo de Michael Blake
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb (1), Rotten Tomatoes (1), CBR (1), Screen Rant (1)
🎥 Já prepara o lencinho, porque esses filmes vão te fazer chorar! 🤧
Já prepara o lencinho, porque esses filmes vão te fazer chorar! 🤧
Mais do TechTudo
Selecionar uma imagem
Initial plugin text