A gente sabe faz tempo que a gramática nunca foi justa com as meninas, e os X-Men são prova disso. Até Stan Lee admitiu que talvez tenha dado um nome equivocado aos mutantes mais poderosos da Marvel Comics, pois o título, à primeira vista, parece excludente, pois se refere aos homens.
- Quanto custaria X-Men #1 lançado no Brasil, com a inflação?
- 5 histórias que transformaram os X‑Men em símbolo de diversidade
Mas a história da franquia e os principais eventos da equipe provam exatamente o contrário, pois as mulheres sempre foram o coração e a alma dos Filhos do Átomo.
Ao longo das décadas, personagens femininas não apenas brilharam nas histórias, mas também ajudaram a moldar o universo mutante com protagonismo, força, complexidade emocional e liderança.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Seis mulheres mais poderosas dos X-Men
Embora no começo as histórias sempre favorecessem o protagonismo masculino, a própria natureza do conceito de mutante equilibrou e até colocou as mulheres no destaque que merecem. A diversidade, a aceitação ao diferente, e o acolhimento aos grupos que se sentem inferiorizados fazem parte da mensagem básica dos X-Men.
A seguir, a lista das seis mulheres mais poderosas da mitologia dos X-Men.
- Psylocke
- Vampira
- Emma Frost
- Feiticeira Escarlate
- Tempestade
- Jean Grey
1. Psylocke
Psylocke é uma das mutantes mais complexas da Marvel. Existem múltiplas versões da personagem — Betsy Braddock, Kwannon, e até mesmo Betsy no corpo de Kwannon. Apesar da confusão, ambas compartilham habilidades telepáticas formidáveis e a capacidade de gerar armas psíquicas.
Cada uma, à sua maneira, representa uma força assustadora no campo de batalha. Hoje, Betsy assumiu o manto de Capitã Bretanha, enquanto Kwannon se transformou na misteriosa “Lady in White”.
2. Vampira
O poder da Vampira depende de quem ela toca. Se absorver habilidades de um mutante fraco não há grandes vantagens, contudo, quando rouba energias de um peso-pesado, ela se torna uma oponente quase imbatível.
Com sua evolução pessoal e domínio sobre seus dons, Vampira hoje é uma das líderes mais respeitadas dos X-Men.
3. Emma Frost
Mesmo sem o título de mutante Ômega, Emma Frost é uma das telepatas mais temidas do planeta. Suas façanhas rivalizam com as de Jean Grey, e seu charme hipnótico deixa qualquer pessoa desnorteada.
Sua inteligência estratégica, somada à habilidade de transformar seu corpo em diamante, fazem dela uma peça-chave entre os X-Men e nos bastidores políticos de Krakoa.
4. Feiticeira Escarlate
Embora hoje seja mais associada aos Vingadores, Wanda Maximoff tem raízes profundas nos X-Men. E não tem como esquecer o evento Dinastia M, em que ela proferiu as palavras “chega de mutantes” e alterou para sempre a realidade do Universo Marvel.
Mesmo com dúvidas sobre sua classificação como mutante, seus poderes de alteração da realidade a colocam entre as figuras mais impactantes da franquia.
5. Tempestade
Ororo Munroe, a Tempestade, é considerada uma deusa em sua terra natal e tem poder suficiente para justificar esse título. Já liderou os X-Men, fez parte dos Vingadores e até derrotou Thor.
Sua manipulação climática faz dela uma das mutantes de nível Ômega mais poderosas da história da Marvel.
6. Jean Grey
Jean Grey transcende qualquer comparação de gênero. Antes mesmo de se fundir à Força Fênix, já era uma telepata e telecinética de potencial praticamente ilimitado.
Sua ligação com a entidade cósmica apenas elevou seu status ao de mutante mais poderosa do planeta. Jean ultrapassou qualquer outro colega de equipe e atualmente está em um patamar tão absurdo que a Terra ficou pequena demais para suas capacidades.
Leia mais:
- X-Men: 6 mutantes esquecidos e subestimados com poderes únicos
- 5 melhores heróis introduzidos pelos X-Men a partir de 2020
- X-Men | Vilão bocejante se torna novo herói ultrapoderoso em reviravolta maluca
Leia a matéria no Canaltech.