Valve agora permite reverter trocas de itens em CS2 para combater golpes

A Valve implementou uma nova ferramenta para combater o crescente número de golpes no mercado de itens digitais de Counter-Strike 2 no Steam. Chamado de “Proteção contra Troca”, a ferramenta permite que os jogadores revertam negociações realizadas, uma mudança significativa na política da empresa, que historicamente considerava todas as trocas como definitivas.

A medida visa proteger os usuários de fraudes, como as que ocorrem quando contas são invadidas e itens de alto valor, que podem custar milhares de reais, são trocados por itens inúteis. Com o novo sistema, a vítima de um golpe pode reverter todas as trocas feitas nos últimos sete dias com um simples comando, recuperando seus itens.

Como funciona a nova ferramenta do Steam?

Após uma troca, os itens de Counter-Strike 2 ficam com o status de “protegidos” por sete dias. Durante esse período, eles podem ser usados no jogo, mas não podem ser modificados, consumidos ou trocados novamente. A qualquer momento dentro dessa janela de uma semana, qualquer uma das partes pode iniciar o processo de reversão.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Exemplo de uma troca protegida (Imagem: Valve)

Para evitar abusos, a ferramenta possui algumas travas de segurança. Ao optar pela reversão, o sistema desfaz todas as negociações protegidas feitas nos últimos sete dias, e não apenas uma específica. Além disso, a conta do usuário que iniciou a reversão fica impedida de realizar novas trocas e de usar o Mercado da Comunidade do Steam por 30 dias. A funcionalidade, que estreia no CS2, deve ser expandida para outros jogos no futuro.

A página de FAQ sobre a feature Proteção Contra Troca do Steam tem mais detalhes sobre seu funcionamento.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.