O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar nesta terça-feira (5) a atuação do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. Em entrevista à CNBC por telefone, Trump disse que Powell é “altamente político” e que costuma agir “tarde demais” nas decisões sobre política monetária.
“Eu o chamo de ‘Jerome, muito tarde’. Ele sempre foi assim, exceto quando reduziu juros antes da eleição, o que ele fez e trabalhou para que acontecesse”, afirmou Trump.
Trump volta a acusar, sem provas, órgão de estatísticas dos EUA de “fraudar” dados
Presidente dos EUA reiterou alegações de que revisões nos dados de emprego tiveram motivação política, sem apresentar evidências
Governo Trump reage à prisão de Bolsonaro e acusa Moraes de violar direitos humanos
Departamento de Estado dos EUA acusa ministro do STF de abusar do poder e promete sanções a quem apoiar medida
Questionado se pretende substituir Powell, o presidente não respondeu diretamente. Ele disse que considera “muito bons” alguns candidatos, como Kevin Warsh, e que a escolha final será entre quatro nomes, mas não confirmou se o atual presidente do Fed está entre eles.
Trump já havia criticado Powell em outras ocasiões, acusando-o de manter juros altos por tempo excessivo e de tomar decisões que, segundo ele, teriam impacto político. O mandato de Powell à frente do banco central dos EUA vai até 2026.
infomoney.com.br/">InfoMoney.