Trump ordena que submarinos nucleares sejam movidos para perto da Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (1º) que ordenou o posicionamento de dois submarinos nucleares em regiões próximas à Rússia, em resposta às ameaças do ex-presidente russo Dmitry Medvedev.

“Baseado nas declarações altamente provocativas de Dmitry Medvedev, ordenei que dois submarinos nucleares sejam posicionados nas regiões apropriadas, caso essas declarações tolas e inflamatórias sejam mais do que apenas isso”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.

“Palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências indesejadas. Espero que este não seja um desses casos”, afirmou o presidente americano.

Medvedev disse na quinta-feira (31) que Trump deveria lembrar que Moscou ainda possui o sistema soviético de retaliação nuclear, conhecido como “Mão Morta”, conhecido por seu alto poder de destruição.

“Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”, disse o ex-mandatário russo.

A declaração foi uma reação a uma ameaça feita pouco antes. Trump havia criticado Medvedev por ter dito que a proposta de tarifas contra países que compram petróleo russo era “um jogo de ultimatos” que colocaria os dois países mais próximos de uma guerra.

“Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com suas palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso!”, escreveu Trump na rede Truth Social.

O envio dos submarinos nucleares ocorre antes do prazo imposto por Trump na próxima semana para que o presidente russo, Vladimir Putin, concorde com um cessar-fogo na Ucrânia ou enfrente sanções mais severas dos EUA.

Trump tem exibido cada vez mais frustração com a recusa de Putin em se envolver nos esforços de paz na Ucrânia, reclamando que, embora os dois líderes tenham “boas conversas”, Moscou continua a atacar a Kiev.

Na quinta, Trump disse que o que a Rússia está fazendo na Ucrânia é “repugnante”.

infomoney.com.br/">InfoMoney.