Trump diz que não está buscando cúpula com Xi, mas pode visitar China

(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que não está buscando uma cúpula com o presidente da China, Xi Jinping, mas acrescentou que pode visitar a China a convite de Xi.

“Eu posso ir à China, mas seria apenas a convite do presidente Xi, convite que já foi feito. Caso contrário, não tenho interesse!”, disse Trump no Truth Social.

Assessores de Trump e Xi discutiram um possível encontro entre os líderes durante uma viagem do presidente dos EUA à Ásia no final deste ano, disseram fontes anteriormente à Reuters.

A viagem seria o primeiro encontro cara a cara entre os dois homens desde o início do segundo mandato de Trump, em um momento em que as tensões comerciais e de segurança entre as duas superpotências rivais continuam elevadas.

Embora os planos para uma reunião não tenham sido finalizados, as discussões em ambos os lados do Pacífico incluíram uma possível escala de Trump na época da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico na Coreia do Sul ou conversas à margem do evento de 30 de outubro a 1º de novembro, disseram as pessoas.

A terceira rodada de negociações comerciais entre os EUA e a China, que ocorre em Estocolmo nesta semana, pode estabelecer as bases para uma cúpula de líderes no outono do Hemisfério Norte, segundo analistas.

Um novo surto de tarifas e controles de exportação provavelmente afetaria quaisquer planos para uma reunião com Xi.

infomoney.com.br/">InfoMoney.