A coleção Sabedoria dos Céus e Mares de Pokémon TCG Pocket chegou nesta quarta-feira (30) e muitos fãs reclamaram que a arte de duas das cartas imersivas — Ho-Oh EX (3 estrelas) e Lugia EX (3 estrelas) — eram réplicas de fan arts produzidas por artistas independentes.
- Os 10 Pokémon mais raros da franquia
- Nintendo Music: como instalar e usar o novo streaming de música
A companhia analisou a questão e emitiu um pedido público de desculpas sobre a questão. De acordo com eles, as cartas tiveram sua arte removida da coleção e a equipe está desenvolvendo novas para substitui-las em breve.
Além de retirar as artes, a The Pokémon Company afirma que está investigando o que aconteceu para que não volte a se repetir nas futuras coleções do jogo. Não há previsão para uma nova arte imersiva de Ho-Oh EX (3 estrelas) e Lugia EX (3 estrelas) ser adicionada ao jogo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na declaração, a companhia foi direta sobre os cards da coleção Sabedoria dos Céus e Mares e reforça que está de olho em todos os pedidos da comunidade.
“Nos chamou a atenção um problema de produção relacionado à ilustração de Ho-Oh presente nas artes imersivas dos cards Ho-Oh EX (3 estrelas) e Lugia EX (3 estrelas). Após revisão interna, descobrimos que a equipe de produção das cartas providenciou materiais incorretos como documentos oficiais ao ilustrador contratado para criar estas cartas”, afirma a The Pokémon Company.
A empresa também afirma que o problema está sendo resolvido e que tomará cuidado para que não aconteça novamente no jogo produzido para smartphones e tablets:
“Como resultado, ambas as cartas foram substituídas por um material temporário que a equipe está trabalhando neste momento para fazer a troca assim que possível. Também estamos conduzindo uma ampla investigação para garantir que problemas similares não existam em algum lugar do jogo”.
Tanto a carta Lugia EX (3 estrelas) quanto o Ho-Oh EX (3 estrelas) com arte imersiva em Pokémon TCG Pocket estão em branco, com as palavras “Nova arte em breve”. Até onde foi relatado, apenas as duas da coleção Sabedoria dos Céus e Mares foram comprometidas pelo erro.
We’d like to share an update about the upcoming expansion in #PokemonTCGPocket. pic.twitter.com/W2GdG8Wv5n
— Pokémon TCG Pocket Pocket (@PokemonTCGP) July 30, 2025
A arte original de Pokémon
De acordo com internautas, nas redes sociais, a arte original de Ho-Oh foi produzida pelo artista chinês “lanjiujiu” em 2021 — como um material produzido para outros fãs. Porém, na coleção, a artista creditada pela The Pokémon Company é Sie Nanahara.
Vale notar que a indústria gaming e fan arts quase nunca se deram bem, com desenvolvedores e grandes companhias se afastando deste material de todas as formas possíveis. Pokémon TCG Pocket ecoa um posicionamento da própria Nintendo, de política zero tolerância a conteúdos produzidos por fãs ou artistas independentes.
Outro exemplo de companhia que não aceita sugestões, artes do público ou qualquer interferência do público é a Bandai Namco — principalmente em relação à franquia Tekken, como já foi apontado pelo diretor Katsuhiro Harada no passado.
Leia também no Canaltech:
- Razer anuncia lançamento de periféricos de Pokémon no Brasil
- Pokémon Champions será lançado no Switch e smartphones em 2026
- Pokémon Legends Z-A ganha data de lançamento no Switch e Switch 2
Vídeo: vale a pena fazer o upgrade do Nintendo Switch para o Switch 2? No YouTube discutimos o que o novo console híbrido traz de bom e se compensa mudar a geração nestes primeiros meses.
Leia a matéria no Canaltech.