Um terremoto de magnitude 8,8 na Escala Richter atingiu a Península de Kamchatka, na Rússia, e gerou um alerta de tsunami em diversos países na manhã desta quarta-feira (30), no horário local — noite de terça-feira (29) no Brasil. O tremor foi o sexto mais forte da história e o mais intenso registrado desde 2011 — nos últimos 14 anos.
- 5 maiores terremotos que já aconteceram no Brasil
- O que é e como se forma um terremoto?
- Como terremotos em áreas distantes podem afetar o Brasil
Dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicam que o epicentro da atividade sísmica foi localizado a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade no extremo leste da Rússia com cerca de 165 mil habitantes.
🚨⚡️BREAKING AND UNUSUAL
During the earthquake, while doctors were at work 🚑—despite the intense tremors—surgeons at the Oncology Center in Kamchatka continued performing the operation.
The Ministry of Health confirmed that the patient’s condition is stable. pic.twitter.com/Mbk93PE2T4
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— RussiaNews 🇷🇺 (@mog_russEN) July 30, 2025
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 20,7 km e tornou-se o tremor mais forte já registrado desde 2011, além de figurar entre os seis mais intensos da história, conforme a lista abaixo.
Os terremotos mais fortes já registrados na Terra:
- Valdívia, Chile (1960) — magnitude 9,5
- Alasca, EUA (1964) — magnitude 9,2
- Sumatra, Indonésia (2004) — magnitude 9,1
- Honshu, Japão (2011) — magnitude 9,1
- Kamchatka, Rússia (1952) — magnitude 9,0
- Petropavlovsk, Rússia (2025) — magnitude 8,8
- Esmeraldas, Equador (1906) — magnitude 8,8
- Quirihue, Chile (2010) — magnitude 8,8
Alerta e registro de tsunami
Logo após o terremoto na costa russa, diversos países banhados pelo Oceano Pacífico emitiram alertas de tsunami, recomendando medidas como evacuação e suspensão de atividades marítimas.
Algumas das nações que emitiram alertas relacionados às ondas foram:
- Rússia
- Japão
- Estados Unidos
- México
- Guatemala
- Equador
- Peru
- Chile
- Costa Rica
Na Rússia, a Península de Kamchatka e as Ilhas Curilas registraram ondas entre 3 e 5 metros na manhã desta quarta-feira. No distrito de Yelizovo, também foram observadas ondas de até 4 metros.
The first tsunami waves have reached the shores of Severo-Kurilsk, Norther Kuril Islands . According to eyewitnesses, the water swept away a fish processing plant. pic.twitter.com/J2xH5XpSxY
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) July 30, 2025
A costa do Pacífico do Japão também foi atingida pelo tsunami, principalmente nas cidades costeiras de Kushiro, Iwate, Takahagi e Hitachinaka, que registraram ondas de até 1,3 metro. Mais de 1,9 milhão de pessoas receberam ordens de evacuação no país.
🚨AGORA: As ondas do Tsunami começam a se forma no Japão. pic.twitter.com/5WeYiNPOX7
— Astronomiaum (@astronomiaum) July 30, 2025
Nos Estados Unidos, o Sistema de Alerta de Tsunami reportou aumento do nível do mar, principalmente nas praias do Havaí — como Haleiwa e Hanalei —, onde foram registradas ondas de até 1,2 metro.
🚨#BREAKING: Watch as footage taken from Hilo, Hawaii shows seawater flooding into local streets causing possible damage as tsunami waves strike the area. Officials continue to urge residents to avoid the coastline and remain on higher ground until the threat has fully passed pic.twitter.com/BTJxAg11Ha
— R A W S A L E R T S (@rawsalerts) July 30, 2025
Leia mais:
VÍDEO | TELHA SOLAR
Leia a matéria no Canaltech.