A Mulher-Gavião é uma daquelas personagens que sofreram tantas alterações em suas origens e versões que fica difícil dizer exatamente qual delas é a que aparece em Superman, filme que serve como um reboot para o Universo Cinematográfico DC (DCU, na sigla em inglês) e que acaba de chegar aos cinemas brasileiros. A heroína foi confirmada no longa pelo diretor James Gunn, e será interpretada pela atriz Isabela Merced.
- Quem é e quais são os poderes do Senhor Incrível?
- Quem é e quais são os poderes do Lanterna Verde Guy Gardner?
Antes de resumir toda a confusão em algo que possa fazer sentido para o filme do DCU, vale destacar que a Mulher-Gavião já apareceu bastante nas animações da Liga da Justiça e até fez parte do Arrowverse, no seriado Arrow e DC’s Legends of Tomorrow. A heroína também chegou a dar as caras em Smallville e em Stargirl — e para complicar ainda mais a coisa toda, a personagem apareceu em diferentes versões e identidades nessas atrações.
Mas qual origem é mais popular e que versão tem mais chances de aparecer nas telonas? Quais são seus poderes? O Canaltech resume para você ter uma ideia do que possivelmente vem por aí.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quais são as versões mais famosas da Mulher-Gavião?
A Mulher-Gavião possui versões em todos os tipos de continuidade da DC Comics, desde as publicações da Era de Ouro dos Quadrinhos até variantes multiversais da cronologia atual. Vamos focar nos três nomes mais populares que já usaram a mesma nomenclatura.
A heroína original apareceu em Flash Comics #1, de 1940, como Shiera Sanders, esposa de Carter Hall, o primeiro Gavião Negro — outro que tem uma história confusa, que fica para outro dia. Sanders, que basicamente era uma versão feminina do marido, tinha pouco protagonismo, servia mais como uma ajudante.
Talvez por isso, a própria DC mudou a personagem na Era de Prata dos Quadrinhos, introduzindo Shayera Hol em The Brave and the Bold #34, de 1961. Nesta versão, ela foi apresentada como esposa de Katar Hol, outra versão do Gavião Negro. Ambos eram alienígenas do planeta Thanagar, uma raça guerreira que se parece com… gaviões, claro. Nessa época, Shayera era chamada de Hawkwoman, que, no Brasil, também era traduzido como… Mulher-Gavião — o que só aumentou a confusão.
Posteriormente, Shayera Hol foi reinventada como Shayera Thal, esposa de Katar Hol e imperatriz de Thanagar, no Universo DC pós-Crise nas Infinitas Terras, quase perto dos anos 1990. Nesta versão, a Mulher-Gavião foi considerada membro fundador da Sociedade da Justiça da América, para combinar com o passado original da Era de Ouro dos Quadrinhos.
Mas… em 1999, a DC apresentou outra versão, Kendra Saunders, descendente de Shiera Sanders e mais tarde revelada como uma reencarnação de Shiera. Vale destacar que essa foi a Mulher-Gavião representada nos seriados Arrow e DC’s Legends of Tomorrow, ainda que sua caracterização tenha emprestado elementos das outras.
Contudo, Kendra Saunders, nas histórias mais recentes dos quadrinhos, aparece como a reencarnação de Shayera. Para deixar tudo ainda mais zoado, Shayera foi quem esteve nas animações Liga da Justiça e Liga da Justiça Ilimitada, no começo dos anos 2000.
Para não deixar vocês ainda mais confusos, nem vou mencionar a importância do metal de Thanagar e sua influência nas sagas mais recentes da DC.
Quais são os poderes da Mulher-Gavião?
Apesar das muitas versões, a Mulher-Gavião geralmente aparece com o mesmo conjunto de poderes e habilidades. Sua reencarnação está ligada à faca feita de Metal Enésimo, que vem do planeta Thanagar e possui várias propriedades, incluindo proteção de elementos, capacidade de negar a gravidade e propiciar voo e acelerar a cicatrização de ferimentos.
A encarnação original da Mulher-Gavião, Chay-Ara, sofreu um efeito incomum da faca de Metal Enésimo que a assassinou junto de seu amante, Khufu, o Gavião Negro da época. Por isso, o casal está preso em um ciclo aparentemente interminável de morte e renascimento ao longo dos séculos.
A Mulher-Gavião é uma exímia guerreira, com habilidade suprema no combate corpo-a-corpo, a partir da experiência de séculos de lutas e conhecimento de artes marciais. Assim como o Gavião Negro, ela possui força, durabilidade, resistência, visão, audição, cura e reflexos aprimorados.
Normalmente, a Mulher-Gavião usa uma maça como arma, e, assim como seu traje, incluindo botas e cinto, são feitos de Metal Enésimo. As asas já foram caracterizadas como artificiais, revestidas com o mesmo artefato, mas há também versões orgânicas.
Entre as fraquezas da Mulher-Gavião estão os flashbacks desorientadores que ela sofre por conta das lembranças de vidas passadas; e a maldição que persegue sua reencarnação, na forma da busca eterna pela sua alma gêmea.
Qual versão da Mulher-Gavião vai aparecer no cinema?
É difícil saber qual das versões está no Superman de James Gunn no DCU. Como os eventos do Arrowverse não são canônicos, assim como os das animações em que a Mulher-Gavião apareceu, também dá para descartar o que aconteceu no filme do Adão Negro. Se o longa protagonizado por Dwayne Johnson estivesse na nova cronologia do DCU, então ela poderia estar atrelada algo relacionado o Gavião Negro/Carter Hall deste longa, mas o próprio JGunn descartou essa trama do reboot — vale destacar que a Mulher-Gavião não foi citada em Adão Negro.
As maiores apostas até agora são que Isabela Merced seja a Mulher-Gavião na versão de Kendra Saunders, cuja mãe era hispânica nos quadrinhos antes dos Novos 52 e é a que atualmente responde pela personagem na cronologia dos gibis.
Leia mais:
- Novo Superman tem cenas pós-créditos? Saiba o que esperar
- Superman: 4 HQs que influenciaram o novo filme de James Gunn
- Crítica: Superman de Gunn é o mais humano de todos — e isso é ótimo
Leia a matéria no Canaltech.