O Xiaomi SU7 Ultra vem impressionando tanto que chamou a atenção até da Ferrari. O elétrico da gigante chinesa foi flagrado deixando as instalações da fábrica da tradicional montadora italiana em Maranello, na Itália — e, segundo informações do portal CarNewsChina, a marca adquiriu uma unidade do SU7. O motivo? Estudos do carro e das suas características.
- SP começa a usar mais semáforos com IA e borda amarela; veja como funcionam
- Tesla já pensa em data para encerrar a produção de carros
Segundo um usuário da rede social chinesa Weibo, a Ferrari está usando o SU7 Ultra como referência para criar sua próxima geração de carros elétricos de alta performance. A ideia é simples: avaliar a fundo o desempenho e as tecnologias no modelo para extrair aprendizados que possam ser adaptados aos futuros elétricos da marca italiana.
Parece que, de fato, é o que está acontecendo: o SU7 foi testado no circuito de Fiorano, pista particular da Ferrari. De acordo com blogueiros automotivos da China, representantes da marca italiana teriam visitado a sede da Xiaomi em 2024 para discutir possibilidades de parceria no desenvolvimento de motores elétricos de alto desempenho, o que pode ser um sinal de aproximação entre as duas empresas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O elétrico chinês que virou referência global
Apresentado oficialmente em 2024, o Xiaomi SU7 Ultra chamou a atenção do mercado com suas especificações: este supercarro da chinesa traz 1.548 cv de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e mais de 320 km/h de velocidade máxima.
Quando foi anunciado, o Xiaomi SU7 teria preço equivalente a 70 mil euros, cerca de R$ 440 mil na cotação atual. Claro, o valor é alto, mas ainda é mais amigável que aquele de rivais como Porsche Taycan Turbo GT, que começa em R$ 820.000,00.
Se a Ferrari realmente tiver comprado um SU7 para o teste, talvez o episódio não seja um simples sinal de curiosidade, mas sim de que as tendências da inovação automotiva vêm agora do Oriente.
Leia também:
- Quanto custaria um Santana antigo com o preço corrigido pela inflação?
- Ram Rampage 2026 estreia com preços no chão e muita tecnologia
Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China
Leia a matéria no Canaltech.