Steam Machine: Um Desafio ao Mercado de Consoles?
A Valve recentemente anunciou sua nova linha de hardware, incluindo o Steam Machine, um PC compacto que pode ameaçar o mercado de consoles tradicionais. De acordo com Rhys Elliott, chefe de análise de mercado da Alinea Analytics, o valor ideal para o hardware seria de US$ 400, caso a Valve queira competir agressivamente com os consoles atuais.
O Steam Machine, previsto para chegar em 2026, é um PC compacto que promete levar a experiência do Steam em PCs gamers para a sala, TVs e monitores, tal como um console de mesa tradicional. Esta não é a primeira vez que a Valve tenta se infiltrar nesse mercado de hardware, mas o cenário mudou com a popularidade do Steam Deck, a evolução do SteamOS baseado em Linux e a compatibilidade com o Proton.
Recursos e Vantagens
O Steam Machine oferece alguns recursos que o Xbox e o PlayStation ainda não possuem, como a ausência da necessidade de assinatura para jogar online. Além disso, a biblioteca do Steam é vasta, com muitos lançamentos exclusivos de PC saindo primeiro no Steam, incluindo jogos independentes e títulos AAA.
- Modificações permitidas, assim como o próprio Steam Deck;
- Possibilidade de instalar Windows, outros launchers e plataformas como a Epic Games, GOG e até a experiência em tela cheia do próprio Xbox;
- Biblioteca vasta e compatibilidade com o Proton.
Esses recursos podem tornar o Steam Machine um concorrente forte no mercado de consoles, especialmente se a Valve optar por vender o hardware com prejuízo para aumentar sua base e ecossistema.
Impacto no Mercado
O lançamento do Steam Machine pode ter um impacto significativo no mercado de consoles, especialmente para o Xbox. A Valve pode ter antecipado o movimento do Xbox no segmento de PC híbrido ou PC compacto, algo que poderemos ver no lado verde da força somente em 2027.
A Microsoft pode não conseguir fazer a migração de sua base do Xbox para a próxima geração, principalmente se o Steam Machine vier com um preço mais baixo que os consoles tradicionais e se for popular o suficiente.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link