Star Wars finalmente desmente teoria sombria perturbadora que chocou a sociedade

Star Wars tem vários elementos muito mais sombrios do que aparentam, e a Marvel Comics tem aproveitado a revisão de cânone da Saga Skywalker para expandir, eliminar, esclarecer ou até multiplicar alguns deles. Uma das teorias mais medonhas envolve o destino de jovens Jedi na era da Alta República, e como isso chocou a sociedade desde que foi cogitada, a Disney decidiu dar um basta para acabar com o burburinho. 

Atenção para spoilers de Star Wars: The High Republic – The Finale #1

Durante a terceira fase da Saga Alta República, que se passa séculos antes da Saga Skywalker, a Ordem Jedi enfrentou uma guerra direta contra os Nihil, um grupo de saqueadores brutais e caóticos. Para lidar com a ameaça e suas armas mais aterrorizantes na forma bizarra de criaturas conhecidas como Inomináveis que drenam a Força de seres sensíveis, o Conselho Jedi instituiu os Protocolos de Guardião.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esses protocolos endureciam as práticas da Ordem, incluindo:

Imagem: Reprodução/Marvel Comics
  • Aceleração do treinamento de combate para younglings (crianças Jedi);
  • Substituição de mestres por droides em postos avançados;
  • Suspensão de pesquisas independentes;
  • Antecipação das provações para se tornarem Padawans;
  • Restrições no uso de recursos;
  • Permissão para ofensivas armadas;
  • Proibição de Jedi viajarem sozinhos.

O tom sombrio dessas medidas gerou teorias preocupantes entre os fãs, especialmente em relação ao destino dos jovens protagonistas da série Young Jedi Adventures, exibida no Disney Jr. A animação infantil acompanha Jai Brightstar, Lyss Solay e Nubs, três younglings que treinam para se tornarem Jedi no posto avançado de Tenoo. Apesar do tom leve da série, muitos fãs temiam que os Protocolos de Guardião tivessem consequências drásticas para os jovens personagens, fora das telas.

Felizmente, a nova HQ encerra essas especulações. Em The High Republic – The Finale #1, lançado recentemente, Jai, Lyss e Nubs fazem uma participação especial na celebração da vitória Jedi sobre os Nihil no planeta Dalna. Essa aparição confirma que os jovens sobreviveram ao conflito, mesmo que tenham sido afetados pelas políticas mais rígidas da Ordem.

Embora tenham tido uma breve interação com os Nihil no desenho, acompanhados por ninguém menos que o Mestre Yoda, o confronto foi leve, compatível com o público infantil da série. Com a confirmação de que os protagonistas de Young Jedi Adventures não sofreram destinos trágicos, Star Wars afasta a sombra de uma teoria que colocava os Protocolos de Guardião em pé de igualdade com a infame Ordem 66 — quando Anakin Skywalker liderou o massacre de Jedi, incluindo crianças, em A Vingança dos Sith.

Leia mais:

Leia a matéria no Canaltech.