A Sony anunciou uma nova “parceria estratégica” com a Bandai Namco, com a aquisição de 16 milhões de ações da produtora (cerca de 2,5% de seu total no mercado corporativo). A negociação custou 68 bilhões de ienes — o que é aproximadamente R$ 25 bilhões.
- O que é a Stop Killing Games, campanha que quer salvar os jogos?
- História de novela: PlayStation nasceu da traição da Nintendo à Sony
Ainda que a primeira coisa que venha à cabeça seja a indústria gaming e a linha PlayStation, é importante mencionar que a gigante japonesa tem um amplo portfólio de negócios. A companhia, por exemplo, é dona da Crunchyroll e indica que este pode ser o foco deste novo investimento.
“Nosso foco será em expandir a comunidade de fãs para propriedades intelectuais como animes e mangás ao redor do planeta e fortalecer o engajamento”, afirma a Sony sobre a parceria com a Bandai Namco.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Sony reforça que a ideia deles está relacionada ao universo de animes, apesar de que isso pode também atrair projetos próprios para o PlayStation em um breve futuro.
“Nós pensamos particularmente no campo dos animes, onde é esperado que o mercado cresça rapidamente, enquanto reunimos nossas forças para criar experiências novas e emocionalmente motivadoras para os fãs e, como resultado de nossos esforços, aumentar o valor das IPs”.
É importante notar que a Bandai Namco não produz apenas jogos, ela é uma empresa de entretenimento que também trabalha com animações, eventos e outras atividades — seja no Japão ou ao redor do planeta.
Exclusividade da Bandai Namco na PlayStation?
Embora o temor de muitos é que os jogos da Bandai Namco passem a ser exclusivos da PlayStation, em nenhum momento é especificado que o acordo contempla seus games ou algo do gênero.
“Estamos repletos de empolgação do potencial para criar novas formas de entretenimento ao combinar as forças da Sony Group e suas capacidades tecnológicas em vários campos do entretenimento com as nossas IPs estratégicas”, diz o vice-presidente da Bandai Namco, Nobuhiko Momoi.
Ou seja, muita calma nessa hora. Isso não significa que todos os games da produtora chegarão exclusivamente ao PS5 ou PS6 por conta desta aquisição. No entanto, é possível que a negociação envolva ao menos os jogos baseados em anime – como Dragon Ball, Naruto, Demon Slayer e outros.
Mais informações sobre o acordo e como ele vai impactar a indústria gaming devem surgir a partir dos próximos anúncios e declarações.
Leia também no Canaltech:
- Resident Evil 2 receberá um novo e inusitado remake
- Jogo mais vendido do PS5 em 2025 é do Xbox Game Studios
- Controle do PS5 agora pode se conectar a até 4 dispositivos simultaneamente
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.