Socket AMD AM6 pode ter 22% mais pinos e mesmo tamanho do AM5

Desde a introdução da arquitetura Zen e a primeira geração de CPUs Ryzen em 2017, a AMD lançou somente dois sockets, diferente da rival Intel. É esperado que a próxima geração ainda continue usando AM5, mas a série seguinte, possivelmente baseada em Zen 7, pode usar o novo socket AM6. Segundo rumores que surgiram nesta semana, esse socket usará mais pinos, mas será do mesmo tamanho do AM5, preservando a compatibilidade de CPU coolers.

Uma rascunho de patente (US20250149248) do novo socket AMD AM6 foi divulgado pelo site italiano Bits and Chips, nos mostrando o formato e a quantidade de pinos do socket. Comparado com AM5, são 382 pinos a mais, chgando a 2.100 no AM6, um aumento de 22%. Mesmo com essa quantidade a mais de pinos, a área total deve permanecer a mesma do atual socket.

Socket AM6 ou socket para CPUs EPYC?

Apesar de o site que divulgou essas imagens afirmar que se trata do socket AM6, perceba que existe uma configuração de 8 slots de memória RAM, algo que não acontece no segmento de desktop e pode ser visto em placas-mãe voltadas para os processadores EPYC (socket SP5) de data center.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

AMD AM6
AMD AM6 (Bits and Chips)
AMD AM6
AMD AM6 (Bits and Chips)

Considerando que estamos realmente vendo um vazamento do próximo socket para CPUs Ryzen da AMD, esse aumento de pinos, normalmente, tem como objetivo uma ditribuição maior e melhor de energia para o processador. Isso, inclusive, pode acontecer com a próxima geração de CPUs Intel Nova Lake também.

Mesmo que o socket AM6 tenha o tamanho exato do atual, sendo possível o uso de coolers AM5, é importante ressaltar que, com mais pinos, mais energia precisa ser dissipada. Por isso, coolers voltados para essa necessidade específica serão necessários. Mas, ao que tudo indica, estamos falando de algo que deve acontecer até o fim dessa década.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.